Pages

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Como criar um WebQuest.

1) O que é: O professor norte-americano Bernie Dodge a define como uma investigação em que a informação vem da internet. Verifique se essa proposta se adequa à sua forma de trabalho.
2) Tema: Eleja um conteúdo ligado ao currículo do ano em que está atuando. Mas, antes de decidir, navegue pela internet para ver se existem boas fontes de informação sobre ele na rede.
3) Fontes: Selecione algumas das referências encontradas na internet, entre elas sites, livros digitais, vídeos, jornais e entrevistas, para apoiar a epsquisa dos alunos.
4) Estrutura: Elabore a tarefa. Proponha algo novo, um desafio para ser enfrentado com base na pesquisa. Evite propor atividades comuns a outros momentos, como seminários.
5) No ar!: Crie um site ou um blog com a descrição do percurso a ser seguido pelos alunos e nele explique a forma de avaliação. Um dos serviços gratuitos para isso é o criarsites.com.
6) Execução: Destine um intervalo de cerca de cinco aulas para a conclusão da sequência e a apresentação do produto final. Na sala de aula, tire as dúvidas, estimule e garanta a cooperação.

(FONTE: Revista Nova Escola, Edição Especial nº 42)

Para criar um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

O que é um AVA?
   É uma plataforma que permite ao professor organizar as atividades e disponibilizá-las para acesso na escola ou em casa.

Para criar um AVA (Ambiente Virtual de Apredizagem, o professor pode usar recursos como:
* Moodle (moodle.com.br). Pode-se montar cursos online, organizar módulos de ensino, tirar dúvidas e acompanhar o desenvolvimento dos participantes. Os arquivos devem ser gravados em um servidor.
* Desire2Learn (desire2learn.com). Entre seus diferenciais está a possibilidade de enviar trabalhos e fazer provas online de amneira segura. Algumas escolas brasileiras devem utilizá-lo no ano letivo de 2013. Preço variado.

Quatro razões para criar um Ambiente Virtual de Aprendizagem:
1) As atividades ultrapassam o espaço e o tempo da sala de aula, já que basta um computador com internet para interagir com os alunos a qualquer hora.
2) Ele integra diversos recursos, como e-mail, agenda, publicação de textos, download de arquivos, criação de grupos e fóruns de discussão.
3) Permite maior troca de ideias, já que estimula a postagem de comentários e a colaboração entre os estudantes.
4) Registra a participação de cada criança, ajudando você a acompanhar o desenvolvimento de todos e a avaliar para dar as notas depois.

FONTE: Revista Nova Escola, Edição Especial nº 42.


Para criar um avatar.

O site Voki (voki.com) permite criar avatares que falam e gravar textos a serem ditos por ele. Pode ser usado por você, a fim de passar uma tarefa para a turma. É bastante útil para docentes de Língua Estrangeira. É em inglês mas é fácil de usar.

O DoppelMe (doppelme.com) possibilita a escolha das características físicas que lhe representam e o uso da imagem final no AVA ou no e-mail. Pode-se, ainda, criar uma imagem que represente a classe toda. Também é em inglês.

FONTE: Revista Nova Escola, Edição Especial nº 42.

Buscando conteúdos educacionais na internet?

Onde buscar experiências e divulgar as suas:

* Arte na escola (artenaescola.org.br)
* Conteúdos educacionais (conteudoseducacionais.com.br)
* Domínio Público (www.dominiopublico.gov.br)
* Educarede (educarede.org)
* Educopédia (www.educopedia.com.br)
* Nova Escola (novaescola.org.br/planos-de-aula)
* Portal do Professor (portaldoprofessor.mec.gov.br)
* Red Latinoamericana de Portales Educativos (relpe.org)

Três cuidados para separar o joio do trigo

- A concepção está de acordo com as diretrizes curriculares da escola em que você atua.
- O conteúdo a ser trabalhado integra o seu planejamento anual.
- O material atende às necessidades e às características de aprendizagem dos estudantes.

(FONTE: Revista Nova Escola, Edição Especial nº 42)