Pages

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Como acessar os curtas no site Curta na Escola.




1- Abra o seu navegador de Internet e digite na barra de endereços: www.curtanaescola.org.br




2- Ao entrar na home page do Curta na Escola, clique no link "Coleção Curta na Escola".


3- Irá abrir uma tela com os três DVDs da Coleção. Clique em um deles. Como exemplo, vamos utilizar o Vol. 3 de Literatura Brasileira.



4- Irá abrir os curtas do DVD escolhido. Clique no botão "Assista" do qual você deseja assistir.


5- Abrirá uma nova janela, com o player para iniciar o filme.


6- Para acessar os planos de aula disponíveis, clique em "Pareceres Cadastrados".


7- Clique sobre o qual você deseja consultar.


8- Abrirá uma nova janela, com o plano de aula escolhido. Você poderá imprimi-lo ou gerar um arquivo para salvá-lo em seu computador.
 

10 passos para trabalhar com curta-metragens.



1º Escolha o tema ou o autor que pretende trabalhar e faça uma busca no site. Assista os curtas e escolha o que melhor representar o tema ou o autor a ser abordado.

2º Assista ao curta novamente e faça um levantamento de todos os pontos que possam chamar a atenção de seus alunos, para uma possível discussão em sala de aula.

3º Faça uma pequena pesquisa e organize alguns tópicos sobre o tema/ autor a ser abordado. Caso vá utilizar um dos curtas de Literatura, traga as características de escrita deste autor e outras obras principais.

4º Proporcione uma roda de discussão com os alunos para a introdução do tema ou do autor e para avaliar o que a turma conhece sobre ele.

5º Levante nessa discussão os pontos de vista e o conhecimento que os alunos têm sobre o tema ou autor.

6º Apresente o curta.

7º Durante a apresentação, observe as reações dos alunos para a posterior retomada.

8º Traga para os alunos mais matérias ou textos sobre o tema do curta ou, no caso dos curtas de Literatura Brasileira, o texto no qual o curta foi baseado ou textos sobre a vida e obra do autor.

9º Faça uma nova roda de discussão e aborde novamente o tema e como ele foi apresentado no curta. No caso dos de Literatura Brasileira, você pode abordar como foi feita a transposição da linguagem escrita para a audiovisual.

10º Escreva um relato final sobre as atividades com os alunos e a experiência vivida com o uso dos meios eletrônicos para auxiliar nos conteúdos curriculares e poste no site www.curtanaescola.org.br.



Plataforma Freire.

Professores da Plataforma Freire passam a ter Auxílio Permanência

Os professores da rede estadual que estão matriculados nos cursos de primeira ou segunda Licenciatura oferecidos pela Plataforma Freire nas instituições de Ensino Superior pertencentes ao Fórum Permanente de Apoio a Formação Docente, seja na modalidade presencial ou à distância, passam a ter direito ao Auxílio Permanência a partir de outubro de 2012. O auxílio desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) serve como incentivo para manter os professores que tem dificuldade em permanecer nos cursos, seja pela oferta em períodos não compatíveis com seus horários, ou pelos custos gerados pelo deslocamento e material pedagógico.

Sendo assim, além das normativas internas que orientam as escolas a oportunizarem horários adequados para a frequência de profissionais da nossa rede nos cursos, está sendo ampliando a política de estímulo à permanência e conclusão dos docentes, instituindo o Auxílio Permanência no valor de R$ 200,00, a partir do mês de outubro.

Para ter acesso a este recurso, o participante deve se dirigir à Coordenadoria Regional de Educação (CRE), fazer seu cadastro, assinar o termo de compromisso, abrir uma conta poupança no Banrisul (mesmo que já tenha conta corrente ou poupança) e permanecer no curso até conclui-lo.

Mais informações pelo e-mail: plataformafreire@seduc.rs.gov.br

O que é o Projeto UCA?


Objetivos

O Programa Um Computador por Aluno - PROUCA, tem como objetivo ser um projeto Educacional utilizando tecnologia, inclusão digital e adensamento da cadeia produtiva comercial no Brasil.

Quando começou?

Fórum Econômico Mundial em Davos - Suíça, em janeiro de 2005. Em junho daquele ano, Nicholas Negroponte, Seymour Papert e Mary Lou Jepsen vieram ao Brasil especialmente para conversar com o presidente e expor a idéia com detalhes. O presidente não só a aceitou, como instituiu um grupo interministerial para avaliá-la e apresentar um relatório.

Após reuniões com especialistas brasileiros para debates sobre a utilização pedagógica intensiva das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) nas escolas, foi formalizada uma parceria com a FacTI (Fundação de Apoio à Capacitação em Tecnologia da Informação) – FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) para a validação da solução da Organização OLPC, proposta originalmente pelo MIT.

Em Fevereiro de 2006 a FacIT chamou mais três instituições para integrar o grupo técnico e fazer um estudo sobre a solução OLPC:

  • CenPRA – Centro de Pesquisa Renato Archer;
  • CERTI – Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras e
  • LSI – Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico.

Durante o ano de 2007 foram selecionadas 5 escolas, em cinco estados, como experimentos iniciais, em São Paulo-SP, Porto Alegre-RS, Palmas-TO, Piraí-RJ e Brasília-DF.

O que é Streaming?


A tecnologia de streaming se utiliza para tornar mais leve e rápido o download e a execução de audio e video na web, já que permite escutar e visualizar os arquivos enquanto se faz o download.

Se não utilizamos streaming, para mostrar um conteúdo multimídia na Rede, temos que descarregar primeiro o arquivo inteiro em nosso computador e mais tarde executá-lo, para finalmente ver e ouvir o que o arquivo continha. Entretanto, o streaming permite que esta tarefa se realize de uma maneira mais rápida e que possamos ver e escutar seu conteúdo durante o download.

O streaming funciona da seguinte maneira. Primeiro nosso computador (o cliente) conecta com o servidor e este, começa a lhe mandar o arquivo. O cliente começa a receber o arquivo e constrói um buffer onde começa a salvar a informação. Quando se enche o buffer com uma pequena parte do arquivo, o cliente começa a mostrar e ao mesmo tempo continua o download. O sistema está sincronizado para que o arquivo possa ser visto enquanto se baixa o arquivo, de modo que quando o arquivo acaba de ser baixado, também acaba de ser visualizado. Se em algum momento a conexão sofre decréscimos de velocidade se utiliza a informação que existe no buffer, de modo que se pode agüentar um pouco esse decréscimo. Se a comunicação se corta durante muito tempo, o buffer se esvazia e a execução do arquivo se cortaria também até que se restaurasse o sinal.

Programas de Streaming

Na verdade, este processo de streaming já podemos ter visto em muitas ocasiões em nossos computadores. É o que fazem programas como o Real Player ou o Windows Media Player, programas que se instalam como plug-ins nos navegadores para receber e mostrar conteúdos multimídia por streaming.

Quando pretendemos incluir audio ou video nas páginas o melhor então, é utilizar a tecnologia de streaming. Para isso simplesmente temos que salvar os arquivos multimídia com o formato de um dos programas de streaming e seguir umas pequenas normas na hora de subi-los à Internet e coloca-los na página. As normas para seguir são próprias de cada sistema e não as veremos aqui. O melhor para estar por dentro de cómo funcionam é visitar as correspondentes páginas web, assinaladas mais abaixo.

Para converter os arquivos de audio e vídeo ao formato de cada programa de streaming se utilizam uns programas especiais que podem ser baixados das páginas de cada tecnologia. Por exemplo, o programa para converter ao formato que lê o Real Player chama-se Real Producer.

Na hora de desenvolver o web com conteúdos multimídia será necessário decidirmos utilizar uma tecnologia de streaming em concreto e não as utilizamos todas para não obrigar a nossos usuários a baixar todos os plug-ins do mercado. A seguir vemos as três possíveis tecnologias de streaming do momento.

Real Media é possivelmente a mais popular. Também é a empresa com mais experiência no setor e desenvolve muitos produtos orientados à distribuição de arquivos multimídia Sua web: www.real.com

Windows Media é a aposta de Microsoft. Já possui uma cota de usuários muito importante e certamente aumentará com rapidez já que Microsoft inclui o plug-in na instalação típica dos sistemas operativos que está fabricando.

Quick Time é a terceira em discórdia. Com menor cota de mercado.

Servidores de Streaming

Á princípio não é necessário contar com um servidor especial para colocar arquivos de audio ou vídeo com download streaming em nossas webs. Qualquer servidor normal pode mandar a informação e é o cliente quem se encarrega de processá-la para poder mostrá-la na medida em que for recebendo.

Entretanto, existem servidores especiais preparados para transmitir streaming. Embora em muitas ocasiões não é necessário utilizá-los, podem nos oferecer importantes prestações como mandar um arquivo de maior ou menor qualidade dependendo da velocidade de nossa linha.

Em determinados casos, como para dar funcionamento a uma rádio ou a transmissão de um evento ao vivo, sim que será imprescindível contar com um servidor de streaming ao que mandaremos o sinal e com ele, enviará a todos os clientes à medida em que vai recebendo.

Conclusão

Não cabe dúvida que a transmissão de conteúdo multimídia através da web será cada vez mais importante. A tecnologia de streaming é um mercado com futuro e grandes companhias já estão lutando pelo mercado. A velocidade da Internet aumentará com o tempo e com ela aumentará a qualidade de transmissões, para tornar possível tanto a rádio como a televisão na Internet.

O que é Torrent?


Hoje em dia, é muito comum encontrar arquivos de todos os tipos e tamanhos sendo compartilhados pela internet através de arquivos torrent. Só que ainda existe um grande público que não faz ideia do que “torrent” realmente significa, muito menos como um arquivo de poucos KB pode trazer outro de diversos GB.
A lógica do torrent é a seguinte: a primeira pessoa a disponibilizar um download é conhecida como o primeiro seed. Uma segunda pessoa baixa este conteúdo e também passa a disponibilizá-lo, tornando-se mais um seed. Basicamente, quanto mais seeds houver de um mesmo arquivo, mais rápidos e eficientes serão os downloads, pois mais pessoas estarão disponibilizando o mesmo.

Arquivos torrent

Torrent é a extensão de arquivos utilizados por um protocolo de transferência do tipo P2P (Peer to Peer). Essa transferência acontece da seguinte maneira: os arquivos transferidos são divididos em partes e cada pessoa que tem tal arquivo ajuda a fazer o upload a outros usuários. Isso reduz significantemente o consumo de banda do distribuidor original do arquivo, não sendo necessário que o mesmo fique armazenado em um servidor.
Para compartilhar esses arquivos, é necessário usar um programa específico, conhecido como cliente. Ele obtém as informações contidas nos arquivos e se encarrega de toda a comunicação entre os usuários.

Como funciona

Para baixar via torrent, você não pesquisa diretamente os arquivos que deseja. O primeiro passo é pesquisar o arquivo torrent que contenha essas informações. Ao abrir este arquivo com um programa compatível (ou seja, cliente), você vai visualizar todo seu conteúdo e pode baixar somente aquilo que desejar.
Diferentemente de transferências via HTTP, um cliente torrent faz diversos pedidos em diferentes sockets (pontos finais de uma rede, ou seja, a localização de um arquivo). Isso significa mais de uma fonte para você baixar. Outra diferença é que o protocolo torrent baixa de uma maneira não sequencial e vai “montando” o arquivo como se fosse um quebra-cabeça, juntando as diferentes partes dos arquivos baixados.
Basicamente, todas as pessoas que baixaram o torrent enviam pedaços dele para outras. No final do download, o cliente unifica os pedaços, criando o arquivo que você queria baixar.

Quais são os clientes de torrent?

Há diversos clientes torrent que você pode usar para transferir e compartilhar seus arquivos. Um dos mais utilizados hoje em dia é o µTorrent, por ser um dos mais leves e eficazes do mercado. Outras opções incluem o BitTorrent, o BitComet e o Azureus, só para citar alguns. Você pode verificar outros clientes (e baixá-los) clicando aqui.

Procurando torrents para baixar

Há diversos sites onde os usuários disponibilizam seus arquivos torrent. Porém, como o número desses serviços é crescente, foi criado outro tipo de serviço: o de pesquisar arquivos nesses sites sem a necessidade de vasculhar um por um. Entre alguns dos mais populares estão o YouTorrent e o Torrents.to.

Torrents e a pirataria

Por causa da popularização de sites como o The Pirate Bay, muitas pessoas, erroneamente, associam torrents à pirataria. Torrent nada mais é do que uma forma de compartilhamento de arquivos utilizada por organizações sérias. Um bom exemplo do uso de torrent como forma de divulgação é o Ubuntu, que tem suas novas versões disponibilizadas para download em HTML e torrent.
Ligar torrent à pirataria é uma atitude equivocada e que apenas cria um estigma em cima de uma tecnologia que cresce a cada dia e tem potencial para mudar permanentemente a maneira como é realizada a troca de arquivos na internet.
.....
Portanto, agora você já sabe o que tem que fazer: escolher um cliente, um serviço de busca e começar a baixar.



O que é o Gimp?


GIMP (GNU Image Manipulation Program) é um programa de código aberto voltado principalmente para criação e edição de imagens raster, e em menor escala também para desenho vetorial.

História


O projeto foi criado em 1995 por Spencer Kimball e Peter Mattis, quando desenvolveram o mesmo como um projeto para a faculdade. Atualmente, ele é mantido por um grupo de voluntários e licenciado sob a GNU General Public License.

O GIMP foi criado pelos estudantes como uma alternativa livre ao Adobe Photoshop. Foi um projeto universitário que amadureceu bastante e hoje alcança expressiva popularidade, sendo utilizado por hobbistas e profissionais. No entanto, a participação no mercado de ferramentas de edição profissional ainda é tímida (em contraste ao Adobe Photoshop). Os principais fatores que contribuem para isso são:

  • O GIMP ainda não possui suporte nativo ao modo CMYK, usado como formato para impressão. Isso limita a área de atuação do programa no setor gráfico profissional, tornando-o indicado apenas para trabalhos digitais que utilizam apenas o modo RGB
  • Pelo fato de ser distribuído gratuitamente, ele não inclui licenças para as cores Pantone, usadas largamente pelos profissionais gráficos como referência para garantir precisão de cor em materiais impressos
  • Até o início de 2004, a plataforma GTK usada pelo GIMP não se apresentava bem no Microsoft Windows. O melhor suporte ao GTK aumentou a adoção por usuários do ambiente Windows, bem como outros programas que também utilizam GTK, como o Inkscape
  • Apenas recentemente a plataforma GTK para Mac OS X ganhou suporte nativo. Versões anteriores do GIMP faziam uso do X11, tornando o programa pouco integrado ao restante do sistema.

O que é e-learning?


O e-learning, ou ensino eletrônico, corresponde a um modelo de ensino não presencial suportado por tecnologia. Atualmente, o modelo de ensino/aprendizagem assenta no ambiente online, aproveitando as capacidades da Internet para comunicação e distribuição de conteúdos.

Outra definição simples para e-learning será "o processo pelo qual o aluno aprende através de conteúdos colocados no computador e/ou Internet e em que o professor, se existir, está à distância, utilizando a Internet como meio de comunicação (síncrono ou assíncrono) podendo existir sessões presenciais intermédias". O sistema que inclui aulas presenciais no sistema de e-learning recebe o nome de blended learning ou b-learning.

Como criar um canal no YouTube.


Em tempos de democratização da informação, nada mais interessante do que ter e alimentar seu próprio canal de vídeos. Descubra como!

Você já deve ter encontrado algumas páginas de cantores, bandas, canais de televisão e até mesmo blogs no YouTube. Isso tudo é possível graças ao sistema de criação de canais que o site disponibiliza para os seus usuários. Até poucos anos antes da chegada estrondosa do maior compartilhador de vídeos do momento, ninguém distribuía vídeos com tanta facilidade. Grande prova disso são as seleções de vídeos engraçados que o Baixaki tem feito com uma certa frequência.

Graças ao poder de difusão livre de informações que a internet colocou nas mãos dos seus usuários, hoje qualquer pessoa pode administrar um canal. É isso mesmo! Vamos supor que você seja um estudante de jornalismo que adora fazer suas reportagens em vídeo, mas não tinha como divulgá-las com eficácia. Com um canal no YouTube, tudo o que você precisa fazer é enviar o vídeo e espalhar endereço de acesso a eles pela sua universidade! O mesmo também vale para humoristas, jogadores de vídeo-game, enfim, qualquer pessoa!

Para começar, você deve possuir um cadastro no site. Caso ainda não tenha, clique em “Inscrever-se” e preencha os campos corretamente. Logo em seguida, você já pode começar a moldar o que vai ser o seu canal de vídeos. Passe o mouse sobre a seta ao lado do seu nome de usuário e clique na opção “Mais...” no último retângulo. Em alguns minutos você verá uma página para a configuração da sua conta. Clique no link “Editar canal” localizado na caixa azul, logo abaixo do título “Mais”, na terceira coluna.

Você verá uma página com os seguintes dados; URL do canal; tipo de canal e a checkbox que pode ativar a busca através do seu endereço de email aos usuários que o tenham. Note o link “alterar tipo de canal” ao lado da opção – clique para que o menu dropdown apareça. Ali, você deve selecionar qual é o tipo de canal que mais combina com o estilo dos vídeos que você já posta ou pretende postar. Os tipos disponíveis são:

Diretor- “Informações do artista" personalizadas são exibidas no seu perfil. É uma ótima oportunidade para descrever o que você faz, quais são suas influências e outros pontos. Ideal para cineastas independentes e até mesmo grandes estúdios.
Músico - Permite inserir seu logotipo na página, assim como as informações de gênero musical, datas de shows e outros recursos muito interessantes! Tire a sua banda da garagem!

Comediante - Também permite inserir o seu logotipo, suas informações de estilo, datas das apresentações e outros recursos. Chega de contar piadas na vizinhança!

Depois de definir estes pontos, é hora de personalizar a página do seu canal. No menu ao lado esquerdo, clique em “Projeto do Canal”. Na página seguinte, clique em “Temas e cores” para ter acesso ao editor de visual do seu canal. Você verá alguns modelos já prontos, porém pode criar o seu próprio esquema de cores. Para isso, clique em “Novo tema” e personalize as opções de acordo com o que você achar mais conveniente. Quando terminar, clique em “Salvar alterações”.

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/video/2364-youtube-como-criar-um-canal-.htm#ixzz28oTEEAoX

Diferença entre Download e Upload.




Em tecnologia, os termos download, descarregar, sacar, baixar, puxar, obter, pegar são utilizados para referenciar a obtenção de dados de um dispositivo através de um canal de comunicação[1].
O uso mais comum do termo download está relacionado com a obtenção de conteúdo da Internet, onde um servidor remoto hospeda dados que são acessados pelos clientes através de aplicativos específicos, como é o caso dos navegadores. De fato, o acesso de qualquer informação na Internet (como uma página da web, por exemplo) é feito através do download prévio de seu conteúdo (texto, imagens, etc) e posterior exibição do conteúdo que se encontra localmente disponível no dispositivo. No entanto, o uso comum (não-técnico) do termo download se limita a referenciar o conteúdo que é obtido da internet para visualização posterior (offline), como um documento ou aplicativo.
Upload ou carregamento[1] é a transferência de dados de um computador local para outro computador ou para um servidor.[2] Caso ambos estejam em rede, pode-se usar um servidor de FTP,[3] HTTP ou qualquer outro protocolo que permita a transferência.


Portal do Jornal Escolar.


Aqui você encontrará os materiais desenvolvidos pelo Comunicação e Cultura. São conteúdos conceituais e práticos que irão auxiliar na elaboração do jornal.

O site GoingOn.


Este site permite criar serviço próprio de comunidades
Agora, qualquer um pode criar seu próprio Orkut. O site GoingOn (www.goingon.com) permite que o internauta desenvolva sua rede social, incluindo as características que achar melhor e chamando seus amigos para participar. O serviço gratuito permite que o usuário inclua somente dez membros em cada rede. Além disso, é possível criar um perfil e participar de qualquer outra rede que esteja dentro do GoingOn.O provedor de rede social ainda permite que os inscritos criem blogs dentro de suas comunidades ou dentro de seus perfis. Além disso, o GoingOn tem um sistema de nuvem de tags que permite aos usuários identificar conteúdos e tem suporte a arquivos multimídia, como imagens, vídeo e áudio.

Ribená.


Site com algumas soluções para uso de Libras. Vale a pena registar e conferir!
Este site possui um player (java) que permite que seja traduzido textos do site para libras e/ou escrever frases.
Site: http://www.rybena.org.br/rybena/produtos/webplayer.htm

No mesmo site existe um curso online gratuito.
Prof. Eziquiel Menta -
www.escolabr.com

Para o Natal, que está próximo.


Mensagem de Natal
Vejam que graça este site.
Você monta um presépio e depois verifica a animação.
Aproveitem ....
Visite o endereço: http://www.croire.bayardweb.com/croire/creche/Creche.htm

Ortografa!


Ortografa! Um site que corrige a sua escrita de acordo com as novas regras ortográficas.
"Nestes tempos de mudanças ortográficas, sempre temos dúvidas.

Para quem quer uma resposta rápida, uma ótima dica é este site em que você digita a frase e ele responde com as novas regras em vigor:"
www.ortografa.com.br/

Confiram!!!!

As cem melhores ferramentas para aprender.


Link para um post do Blog TIC, Educação e Web que traz indicações de "Cem ferramentas para aprender" - http://jfborges.wordpress.com/2008/11/19/as-cem-melhores-ferramentas-para-aprender/
Tem muita dica para estudar e aprender.