Pages

domingo, 30 de setembro de 2012

Arquivos temporários: veja como eliminá-los de vez e liberar espaço no seu HD.


Edubar, do Linux Educacional 3.0


O Edubar é uma ferramenta, na forma de uma barra com cinco botões, que visa facilitar o acesso aos aplicativos educacionais do Linux Educacional 3.0. Sua localização, na parte superior da área de trabalho, facilita o acesso às principais ferramentas do sistema. Na barra Edubar se encontram-se os botões "Domínio Público", "TV Escola", "Programas Educacionais", "Ferramentas de Produtividade"  e "Utilitários". Essa barra é um diferencial que proporciona ao professor diversificar o uso do computador, dedicando maior atenção aos alunos durante a realização das atividades.
Os aplicativos são: Domínio PúblicoTV Escola Programas EducacionaisFerramentas de ProdutividadeUtilitários.

O botão Domínio Público contém textos e obras sobre os mais diversos assuntos. Também estão disponíveis diversos livros infantis, os quais podem ser utilizados para montar sessões de "hora do conto" ou para trabalhar em momentos de leitura em sala de aula.
Com os alunos maiores, é possível trabalhar clássicos da literatura brasileira ou estrangeira por meio de saraus ou teatros. Uma proposta é o "Sarau de Poesias". A turma é dividida em grupos e cada grupo fica responsável por apresentar uma determinada poesia. Essa apresentação pode ser uma leitura interpretada, em forma de música, dança, teatro ou outra manifestação artística. Ao final do projeto, os alunos organizam uma apresentação para o restante da escola.

Ao todo, as obras contidas nesse aplicativo concentram mais de 85 autores, como Machado de Assis, William Shakespeare, Affonso Arinos, Charles Darwin, Cristovão Colombo, Euclides da Cunha, Luis Vaz de Camões, Olavo Bilac, Pe. Antônio Vieira, Lewis Carrol, Irmãos Grimm, entre outros.

O botão da TV Escola possui em seu acervo todos os vídeos produzidos pelo MEC para a mesma. São documentários, entrevistas, animações e programas sobre os mais diversos assuntos, desde a formação de professores até desenhos animados, contemplando, portanto, diferentes disciplinas. Esses vídeos podem ser usados tanto no laboratório de informática quanto na sala de vídeo da escola, para tanto, basta gravá-los em DVD.

Dentre os vídeos deste aplicativo, encontram-se o equivalente a mais de 100 DVDs sobre temas que podem ser trabalhados na escola ou junto ao grupo de professores como objetos de formação.


O botão Programas Educacionais possui diversos jogos, os quais já vêm instalados no Linux Educacional 3.0, sem a necessidade de fazer download.
Por meio dos jogos é possível trabalhar diferentes conteúdos de maneira interessante e instigante. Entretanto, é preciso que o professor avalie se o jogo escolhido se adapta ao público alvo e se, através dele, é possível auxiliar os alunos a compreender os conceitos de determinado conteúdo.

Nem todos os jogos do botão Programas Educacionais são ligados a conteúdos ou temáticas específicas, ainda assim, sempre é possível planejar atividades que despertem o interesse dos alunos ou os ajudem a formar noções que contribuirão para desenvolver o raciocínio lógico. Ao jogar, o educando tem a oportunidade de formular estratégias e inferir as regras do jogo através da interatividade, buscando superar os desafios propostos.



Destaca-se que os jogos eletrônicos podem ajudar a motivar os alunos, mas eles não ensinam por si só. O que faz diferença é como o professor planeja a dinâmica das aulas utilizando esses jogos.

Os jogos do botão Programas Educacionais Edubar estão divididos em menus por temática. Seguem abaixo breves descrições dos mesmos:


Menu Ambiente de programação
Este menu possui um jogo de programação simples no qual os alunos podem criar desenhos a partir de coordenadas geométricas.

 Menu Ciência
Este menu contém jogos relacionados às ciências - biologia, química e física.

Menu Geografia
Jogos sobre conteúdos de geografia.

Menu Idiomas
Jogos para trabalhar com diferentes línguas estrangeiras
Menu Jogos

O menu jogos possui mais de 25 jogos recreativos, os quais não são ligados a uma disciplina específica. Ainda assim, podem ser usados para trabalhar diferentes conteúdos.
Para obter maiores informações sobre esses jogos, você pode acessar a "Ajuda" do Linux Educacional 3.0, no menu "Programas Educacionais+Jogos". Para isso basta clicar no menuIniciar>Ajuda>Manuais de Aplicações>Programas Educacionais


Menu Matemática

Este menu possui jogos sobre conceitos matemáticos trabalhados nas séries finais do Ensino Fundamental. Podem ser utilizados como estratégia desencadeadora para o estudo de conceitos ou para auxiliar na compreensão de operações matemáticas.

 Menu Multidisciplinar

Este menu possui jogos e ferramentas que podem ser utilizados em diferentes disciplinas ou de forma multidisciplinar, com alunos dos anos iniciais aos anos finais do Ensino Fundamental.

 Menu Português

No menu português, encontram-se jogos que remetem ao exercício da língua portuguesa, regras ortográficas e de digitação.
O botão Ferramentas de Produtividade visa facilitar o acesso às ferramentas do BrOffice, as quais são apresentadas no módulo III, junto com sugestões de práticas pedagógicas utilizando esses aplicativos. É com estes recursos que são criados textos, planilhas, apresentações de slides, entre outros.
O botão Utilitários concentra ferramentas como ampliador de tela, calculadora, digitalização de imagens, tarefas de impressão, tutorial para digitação e fax.

Os utilitários com possibilidade de aplicações pedagógicas mais importantes são o ampliador de tela, a calculadora, as tarefas de impressão e o leitor PDF.

O Ampliador de Tela permite uma visualização detalhada e com boa resolução de imagens. O tamanho da escala de ampliação pode ser alterado. A ferramenta é muito simples de usar: ao abrir o programa será exibida uma tela com os detalhes de onde o usuário está apontando com o mouse. É possível usá-la para trabalhar diferentes conteúdos: em biologia, para visualizar detalhes de órgãos, tanto em fotos como em desenhos; em artes, possibilita verificar pequenos detalhes de obras de arte; em história, os alunos podem analisar pinturas e desenhos de uma determinada época, buscando elementos históricos.

A Calculadora permite cálculos com as quatro operações, percentagens, entre outros.

As Tarefas de Impressão permitem a configuração de impressoras locais ou conectadas em rede, gerenciando as opções disponíveis nos diferentes tipos de impressoras.

O Tutorial de digitação funciona como o jogo KTouch, oferecendo textos simples e calculando o tempo de digitação e mostrando dicas de como digitá-lo com mais eficiência.

O Leitor de PDF, é o aplicativo que permite a visualização de documentos em PDF na web ou no próprio computador. Entretanto, a edição do PDF não é possibilitada por esse aplicativo.

O computador como aliado na educação.


Aplicativos de Multimídia do Linux Educacional 3.0


Os aplicativos de multimídia do Linux Educacional 3.0 permitem a utilização de áudios e vídeos em atividades educacionais. Com o auxílio dessas ferramentas, o professor pode propor atividades de autoria em que os próprios alunos criam os vídeos e áudios, podendo ainda compartilhar o material na Internet. Também é por meio desses aplicativos que os arquivos de áudio e vídeo são reproduzidos, bastando, para isso, ter o plug-in necessário.
Dentre os aplicativos de áudio, o principal editor é o Audacity. Com ele os alunos podem criar músicas, programas de webrádio e podcastspara publicar na internet.
O Kmix é uma ferramenta para configurar as caixas de som do computador, oferecendo a possibilidade de jogar com os elementos de diferentes sons.
O Amarok é um reprodutor de áudio, ou seja, esse é o programa que você utilizará para abrir arquivos de áudio no Linux Educacional 3.0.  Nessa mesma linha, há também o Kaffeine e o VLC Media Player que, além de áudio, também podem ser utilizados para abrir arquivos de vídeo.
Dentre os editores de vídeo, o Avidemux e o Kino são os que já vêm instalados no Linux Educacional 3.0. Com esses aplicativos você pode montar vídeos a partir de imagens, editar filmes, vídeos gravados em câmeras digitais, entre outras possibilidades. O Kino possui uma interface mais simples e intuitiva, muito parecida com editores de vídeo como o Windows MovieMaker, do sistema operacional Windows, da Microsoft. Suas principais funções estão organizadas em botões visíveis para o usuário com imagens e texto.
O aplicativo Multimedia Converter é um conversor de formatos multimídia. Por exemplo, com essa ferramenta você pode converter um vídeo em Flash (FLV) para AVI, o formato mais usado e compatível com os demais reprodutores multimídia. Também é possível converter formatos de áudio, como mp3 ou WAV.
O AcidRip DVD Ripper é um aplicativo que permite salvar o conteúdo de vídeo de DVDs em seu computador. Você pode salvar todo conteúdo ou apenas as partes desejadas. Muito simples de usar, esse programa reconhece qualquer formato de arquivo e basta escolher o que quiser copiar e em que formato deseja salvar o novo arquivo gerado.
O aplicativo Webcam XAW TV reconhece qualquer tipo de webcam conectada ao computador, sem a necessidade de instalação de driver específico.

A irritação de Hitler.


Ferramentas do Google.

                                           a) Google Maps:
Google Maps é um serviço de pesquisa e visualização de mapas e imagens de satélite da Terra gratuito na web fornecido e desenvolvido pela empresa estadunidense Google.

Atualmente, o serviço disponibiliza mapas e rotas para qualquer ponto nos Estados Unidos, Canadá, na União Europeia, Austrália e Brasil, entre outros. Disponibiliza também imagens de satélite do mundo todo, com possibilidade de um zoom nas grandes cidades, como Nova Iorque, Paris, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, entre outras.
                                            b) Google Profile:
Google Profile é simplesmente um modo de representa-lo em produtos do Google e permitir que outras pessoas possam descobrir um pouco mais sobre você. Você controla o que vai para o Google Profile, compartilhando grandes(ou poucas) informações a sua escolha.
Você utiliza vários produtos do Google? Google Profile será em breve a sua ligação em todos eles.
Quem pode ver seu Google Profile?
Qualquer um pode ver o seu Google Profile. Quando você posta algo publicamente, o seu apelido (e não o seu nome completo) é indicado para as pessoas visualizarem seu conteúdo.
As pessoas podem fazer uma pesquisa no Google para encontrar o meu nome e esse perfil?
Depende. Se você colocar o seu nome completo no campo “Nickname”, ou páginas em que aparece o seu perfil podem ser listadas nos resultados de buscas do Google.
                                             c) Google Drive:
O Google Drive é o novo serviço de disco virtual que o Google lançou ontem (24/04), oferecendo 5 GB de espaço gratuito para seus usuários. O serviço permite o armazenamento de arquivos na nuvem do Google e possui aplicativos para sincronização para Windows, Mac e Android. Os dispositivos iPad e iPhone deverão receber aplicativos exclusivos em breve.
Os arquivos armazenados no Google Drive, podem ser compartilhados com seus amigos e colaboradores através da conta do Google. Você poderá decidir com quem irá compartilhar cada arquivo além de decidir o nível de permissão de cada pessoa, escolhendo quem apenas poderá visualizar, editar ou comentar nos seus arquivos.

                                           d) Google Reader:
       Google Reader é uma aplicação web oferecida pela empresa Google que tem uma função de leitor de feeds (RSS). O serviço caracteriza-se por ter uma interface - GUI - limpa e objetiva, fato encontrado também em outros serviços da empresa. Foi lançado oficialmente no dia 7 de outubro de 2005 e graduado em 17 de setembro de 2007.

Está disponível, além de em inglês, também em português do Brasil.
                                          e) Google Docs:
O Google Docs, é um pacote de aplicativos do Google baseado em AJAX. Funciona totalmente on-line diretamente no browser. Os aplicativos são compatíveis com o OpenOffice.org/BrOffice.org, KOffice e Microsoft Office, e atualmente compõe-se de um processador de texto, um editor de apresentações, um editor de planilhas e um editor de formulários .
                                           f) Google Wave:
O Google Wave foi um projeto anunciado pelo Google durante a conferência "Google I/O", realizada no dia 28 de maio de 2009. Tratava-se de uma plataforma para web cuja intenção era unir as características de serviços como e-mail, instant messaging, wiki e social networking em um ambiente único, funcionando a partir de qualquer browser (desde que fosse compatível), em qualquer sistema operacional. Algumas das suas características mais interessantes eram os avançados sistemas de correção ortográfica e tradução instantânea durante bate-papos virtuais. O Google Wave foi lançado com a promessa de "matar" o e-mail.
                                             g) Google Video:
O Google Videos é uma página web de vídeos que permite encontrar quaisquer vídeos alojados, não somente no Google Video, mas também no YouTube e outros websites de vídeos, até de concorrentes, como o Yahoo! Vídeos
                              h) Google Talk:
O Google Talk é um serviço gratuito e fácil de usar para fazer chamadas de voz, enviar mensagens instantâneas, transferir arquivos e deixar mensagens de voz para seus amigos. Este aplicativo para Windows, que pode ser obtido por download, torna a comunicação em tempo real simples e intuitiva.

Baixe já! Depois de instalar o Google Talk no computador, é só fazer login com seu nome de usuário e sua senha da Conta do Google. Se tiver uma conta no Gmail, os contatos do Gmail serão incluídos automaticamente na sua lista de amigos do Google Talk, para que você possa ligar para eles e conversar assim que eles também instalarem o Google Talk.
                                                        i) Google Tradutor (Translate):
O Google Translate é um serviço virtual gratuito da empresa Google Inc. de tradução instantânea de textos e websites. Google introduziu o seu próprio software de tradução em 2007, antes Google utilizava o tradutor SYSTRAN, que é utilizado por outros serviços de tradução como o Babel Fish (do Altavista), o tradutor do AOL, do Yahoo e do MSN.

Recentemente, o Google Translate tem implantado cada vez mais aperfeiçoamentos ao seu mecanismo, tornando-o assim um dos serviços líderes em tradução idiomática.
                                                         j) Google + (Plus):
Google+ (às vezes abreviado G+, pronunciado Google Plus) é uma rede social, O serviço foi lançado em 28 de junho de 2011, em uma fase de testes por convite. No dia seguinte, os usuários existentes foram autorizados a convidar amigos, que estão acima de 18 anos de idade, ao serviço para criar suas próprias contas.
                                                           k) Google Chrome:
O Google Chrome é um navegador desenvolvido pelo Google e compilado com base em componentes de código aberto como o motor de renderização o WebKit, da Apple Inc. e sua estrutura de desenvolvimento de aplicações (Framework).[1] Em menos de dois anos de uso, o Google Chrome já era o terceiro browser mais usado do mundo[2], atrás apenas do Internet Explorer e Mozilla Firefox. Em outubro de 2010, cerca de 8,50% dos usuários de Internet do mundo mantiveram o Google Chrome como seu browser principal.[3] Ainda em outubro de 2010, o navegador passou a ter uma participação no mercado de 8,47%.[4] Está disponível gratuitamente sob condições de serviço específicas. O nome do navegador deriva do término usado para o marco da interface gráfica do usuário ("chrome").
                                                             l) Google Acadêmico:
O Google Scholar (Google Acadêmico em português) é uma ferramenta de pesquisa do Google que permite pesquisar em trabalhos acadêmicos, literatura escolar, jornais de universidades e artigos variados. Lançado em Novembro de 2004 passou a oferecer buscas em língua Portuguesa em 10 de janeiro de 2006.
                                                            m) Google Earth:
Google Earth é um programa de computador desenvolvido e distribuído pela empresa americana Google cuja função é apresentar um modelo tridimensional do globo terrestre, construído a partir de mosaico de imagens de satélite obtidas de fontes diversas, imagens aéreas (fotografadas de aeronaves) e GIS 3D. Desta forma, o programa pode ser usado simplesmente como um gerador de mapas bidimensionais e imagens de satélite ou como um simulador das diversas paisagens presentes no Planeta Terra. Com isso, é possível identificar lugares, construções, cidades, paisagens, entre outros elementos. O programa é similar, embora mais complexo, ao serviço também oferecido pelo Google conhecido como Google Maps.
                                                               n) Google Agenda:
Google Agenda é um serviço de agenda e calendário on-line oferecido gratuitamente pela empresa Google. Disponível em uma interface web, é possível adicionar, controlar eventos, compromissos, compartilhar a programação com outras pessoas, agregar à sua agenda diversas agendas públicas, entre outras funcionalidades.

No ar desde 13 de abril de 2006, esteve em fase beta, ou seja, em versão teste, até Julho de 2009.
Como a maioria dos serviços da Google, só pode acessá-lo quem tem uma conta no Google. Um endereço de email no Gmail é suficiente. Porém, qualquer outro endereço de email que tenha sido usado, por exemplo, para fazer login no Orkut também serve.
                                                             o) Google Latitude:
O Google Latitude é um serviço que permite localizar amigos e visualizar suas localizações através do Google Maps.

Para que o serviço funcione, é necessário que o usuário e seu amigo usem o Google Latitude, e que ambos permitam o compartilhamento das informações.
                                                            p) Google Books (Livros):
Google Books (anteriormente conhecido como Google Book Search e Google Print) (em português: Google Livros) é um serviço da empresa estadunidense Google que procura textos completos de livros que a Google escaneia, converte-o utilizando o reconhecimento ótico de caracteres, e armazena em seu banco de dados digital. O serviço foi anteriormente conhecido como Google Print quando fora introduzido na Feira do Livro de Frankfurt em outubro de 2004. Quando é introduzida uma palavra-chave no sistema de busca, até três resultados do índice do Google Books são disponibilizados sobre os resultados da pesquisa no serviço Google Web Search (google.com). Clicando em um resultado, o Google Books abre uma interface na qual o usuário pode visualizar páginas do livro bem como conteúdos relacionados à anúncios e ligações para o website da editora e do livreiro. Através de uma série de limitações de acesso e medidas de segurança, algumas baseadas na localização do usuário, a Google limita o número de páginas visualizáveis, na tentativa de prevenir-se da cópia do texto de materiais sob direitos autorais.
                                                     q) Google Notícias:
Google News (Google Notícias nas versões em português) é um serviço da empresa americana Google Inc. que permite a visualização e a busca de notícias na internet. O grande diferencial do Google News é que as notícias apresentadas em sua página não são escolhidas e organizadas por editores humanos mas sim através de um algoritmo, que leva em conta, dentre outros fatores, o número de vezes em que determinada notícia aparece e em quais sites ela aparece. As notícias são atualizadas periodicamente.

                       




                                                      


Tutorial Google Maps.

O que é Cmap Tools?


Ferramenta que auxilia na elaboração de mapas conceituais, facilitando a representação do conhecimento.


CmapTools é uma ferramenta para elaborar esquemas conceituais e representá-los graficamente, ou seja, é um programa que lhe auxilia a desenhar mapas conceituais. A teoria dos mapas conceituais foi desenvolvida na década de 70 pelo pesquisador Joseph Novak, com base na teoria da aprendizagem significativa. O pesquisador define mapa conceitual como uma ferramenta para organizar e representar o conhecimento. Os conceitos parecem dentro de caixas e as relações entre eles são especificadas por meio de frases de ligação, que unem cada um dos conceitos.
CmapTools apresenta acesso, via internet, a uma coleção de trabalhos que podem ser utilizados como referência para você começar a elaborar seus projetos. Todos os trabalhos desenvolvidos podem ser convertidos em formatos para apresentação na web. Desta forma, fica mais fácil a publicação e difusão do seu projeto em um ambiente virtual.

Ferramentas oferecidas por CmapTools

Em Cmap List Views (Visualização da Lista do Cmap), você encontra as opções para começar a desenhar seus mapas conceituais. Na aba Concepts (Conceitos), há um campo para digitar o nome do conceito. Após digitá-lo, para que ele apareça no seu projeto, basta pressionar Enter. Linking Phrases (Frases para link) é o local em que você fará as relações entre seus conceitos.
A aba Proposions (Proposições) é responsável por elaborar uma seqüência de conceitos. Ou seja, você digita no primeiro campo um conceito, no segundo campo a frase para conexão e no terceiro campo o conceito que deve se relacionar com o primeiro. Já a aba Cmap Outline (Contornos do Cmap) lhe mostra seus conceitos em forma de árvore, sendo possível visualizar as hierarquias entre as relações conceituais.
Em Styles (Estilo), você personaliza a fonte do seu projeto, cores, forma de caixas de conceitos, estilos de conectores, entre outros. Você pode inserir anotações, como uma forma de comentário a algum conceito. O programa ainda oferece um dicionário, em língua inglesa, para você pesquisar um termo que você não saiba o significado, ou simplesmente para localizar um sinônimo para ele.

Complexo, porém extremamente poderoso

CmapTools é um programa completo e muito útil. Vale a pena investir tempo para aprender a utilizá-lo. Caso tenha dificuldades e tenha domínio da língua inglesa, o site oficial disponibiliza uma página de ajuda.
Você pode utilizar CmapTools em diversas situações e para diferentes finalidades, como instrumento de análise de um currículo, para os professores como técnicas didáticas e recursos de aprendizagem, como meio de avaliação, entre outras.

OBSERVAÇÂO

Para baixar este programa é requisitado efetuar um cadastro no site do desenvolvedor. Você será automaticamente redirecionado para esta página após clicar em "Clique para Baixar", página essa que está em inglês, porém basta efetuar o preenchimento de todos os campos que você poderá baixar o programa.


FONTE: http://www.baixaki.com.br/

Como utilizar o Google Earth.

O que é o Surveymonkey?


Ainda acha que é preciso contratar dezenas de jovens com uma prancheta na mão para abordar as pessoas na rua com formulários enfadonhos só para ficar sabendo da preferência da população? Então está na hora de você conhecer Survey Monkey, um serviço online onde qualquer um pode criar e gerenciar pesquisas de maneira prática e fácil. Pois para se obter resultados garantidos, basta corresponder às exigências do seu público.

Pesquisas pela rede

É indispensável que você comece criando um cadastro no serviço, apena alguns dados principais são exigidos. Depois disso, a aba “Create Survey” se encarrega de criar novas pesquisas e a “My Surveys” gerencia o trabalho em andamento, quem está engrenando no serviço deve começar criando um novo formulário.


Além de diferentes cores, formatações e opções técnicas, você escolhe o estilo de cada pergunta para então elaborar a questão. Para uma pergunta de múltipla escolha, por exemplo, você também precisa elaborar as respostas, apenas uma por linha de texto. Já as respostas literais precisam de uma especificação quanto ao limite de caracteres, formato de texto e aviso de erro.


A resposta que você procura

Quando seu formulário estiver pronto, é chegada a hora de optar pelo veículo de divulgação. Além de imprimi-lo em um papel convencionalmente, você obtém um link para adicioná-lo à qualquer HTML (blogs, Orkut, etc.), enviá-lo diretamente para o email dos entrevistados ou criar um pop up para sua própria página.


Acessando sua conta pela página do serviço, você compara as respostas para cada pergunta na opção “Analyse Results” dentro de “My Surveys”. Cada modelo conta com uma análise diferenciada, múltiplas são exibidas através de gráficos comparativos enquanto respostas literais aparecem na íntegra


FONTE: http://www.baixaki.com.br/

Como utilizar e instalar o Google Talk, passo a passo.

O que é o Hot Potatoes?

O Hot Potatoes é um software educacional canadiano utilizado para criar exercícios sob a forma de objetos digitais para publicação na World Wide Web. Atualmente na versão 6, encontra-se disponível para as plataformas Windows, Linux e Mac. É gratuito desde que utilizado para fins pedagógicos e permita que outros possam acessar os exercícios na Web.

Tem sido utilizado como ferramenta em Educação à Distância (EAD), como suporte à construção de instrumentos de avalição on-line.
Compreende um pacote de cinco aplicativos (ferramentas de autoria) que possibilitam a elaboração de atividades dinâmicas através da inserção de textos, perguntas, respostas, figuras, temporizador e outros, utilizando páginas Web. Denominam-se:

JCloze – cria exercícios de preenchimento de lacunas

JCross – cria exercícios de palavras cruzadas

JMatch – cria exercícios de combinação de colunas (textos e/ou imagens)

JMix – cria exercícios de análise de sentenças

JQuiz – cria exercícios de escolha múltipla

O conjunto é complementado por um sexton aplicativo, denominado "The Masher", que compila todos os exercícios criados com o Hot Potatoes (formato *.jml) em uma única unidade, em html. Permite ainda agregar documentos em *.pdf, *.doc e outros. Pode ainda ser utilizado em ambientes virtuais de aprendizagem como a plataforma Dokeos ou o Moodle.
O programa não é distribuído como "freeware", mas é livre de encargos para organizações publicas, sem fins lucrativos e educadores que mantenham as suas páginas disponiveis na rede. Outros usuários devem arcar uma licença.
Foi desenvolvido na University of Victoria pela equipe do "Research and Development", no "Humanities Computing and Media Centre". Os aspectos comerciais do software são mantidos pelo Half-Baked Software Inc.

FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hot_Potatoes

Aprenda a configurar o Outlook Express.

Rived.

O RIVED é um programa da Secretaria de Educação a Distância - SEED, que tem por objetivo a produção de conteúdos pedagógicos digitais, na forma de objetos de aprendizagem. Tais conteúdos primam por estimular o raciocínio e o pensamento crítico dos estudantes, associando o potencial da informática às novas abordagens pedagógicas. A meta que se pretende atingir disponibilizando esses conteúdos digitais é melhorar a aprendizagem das disciplinas da educação básica e a formação cidadã do aluno. Além de promover a produção e publicar na Internet os conteúdos digitais para acesso gratuito, o RIVED realiza capacitações sobre a metodologia para produzir e utilizar os objetos de aprendizagem nas instituições de ensino superior e na rede pública de ensino.


Breve Histórico

Em 1997 houve o acordo Brasil-Estados Unidos sobre o desenvolvimento da tecnologia para uso pedagógico. A participação do Brasil teve início em 1999 através da parceria entre Secretaria de Ensino Médio e Tecnológica (hoje SEB) e a Secretaria de Educação a Distância (SEED). Brasil, Peru e Venezuela participaram do projeto. A equipe do RIVED, na SEED, foi responsável, até 2003, pela produção de 120 objetos de Biologia, Química, Física e Matemática para o Ensino Médio. Em 2004 a SEED transferiu o processo de produção de objetos de aprendizagem para as universidades cuja ação recebeu o nome de Fábrica Virtual. Com a expansão do RIVED para as universidades, previu-se também a produção de conteúdos nas outras áreas de conhecimento e para o ensino fundamental, profissionalizante e para atendimento às necessidades especiais. Com esta nova política, o RIVED - Rede Internacional Virtual de Educação passou a se chamar RIVED - Rede Interativa Virtual de Educação.
Além disso, o RIVED se apresenta como a contrapartida do Brasil na Rede Latinoamericana de Portais Educativos - RELPE, cujo acesso aos conteúdos educacionais produzidos pelos países participantes poderá ser compartilhado.


Os objetos de aprendizagem produzidos pelo RIVED

Um objeto de aprendizagem é qualquer recurso que possa ser reutilizado para dar suporte ao aprendizado. Sua principal idéia é "quebrar" o conteúdo educacional disciplinar em pequenos trechos que podem ser reutilizados em vários ambientes de aprendizagem. Qualquer material eletrônico que provém informações para a construção de conhecimento pode ser considerado um objeto de aprendizagem, seja essa informação em forma de uma imagem, uma página HTM, uma animação ou simulação.
Os objetos de aprendizagem produzidos pelo RIVED são atividades multimídia, interativas, na forma de animações e simulações. A possibilidade de testar diferentes caminhos, de acompanhar a evolução temporal das relações, causa e efeito, de visualizar conceitos de diferentes pontos de vista, de comprovar hipóteses, fazem das animações e simulações instrumentos poderosos para despertar novas idéias, para relacionar conceitos, para despertar a curiosidade e para resolver problemas. Essas atividades interativas oferecem oportunidades de exploração de fenômenos científicos e conceitos muitas vezes inviáveis ou inexistentes nas escolas por questões econômicas e de segurança, como por exemplo: experiências em laboratório com substâncias químicas ou envolvendo conceitos de genética, velocidade, grandeza, medidas, força, dentre outras.

Acesso aos objetos

Os conteúdos do RIVED ficam armazenados num repositório e quando acessadas, via mecanismo de busca, vêm acompanhados de um guia do professor com sugestões de uso. Cada professor tem liberdade de usar os conteúdos sem depender de estruturas rígidas: é possível usar o conteúdo como um todo, apenas algumas atividades ou apenas alguns objetos de aprendizagem como animações e simulações.
Além dos conteúdos produzidos pela equipe do RIVED e pela Fábrica Virtual, também estão publicados conteúdos premiados pelo PAPED (chamada 2), Concurso RIVED e outros adquiridos através de parcerias com instituições de ensino.
O acesso aos objetos de aprendizagem do Rived contempla também a indicação de vídeos veiculados pela TV Escola que complementam o conteúdo trabalhado no objeto, enriquecendo ainda mais o processo de aprendizagem do aluno. Acesse http://rived.mec.gov.br/

Licença de uso

Os conteúdos produzidos pelo RIVED são públicos e estarão sendo, gradativamente, licenciados pelo Creative Commons. Esses conteúdos podem ser acessados através do sistema de busca - repositório online, que permite visualizar, copiar e comentar os conteúdos publicados.
Com a licença Creative Commons, garante-se os direitos autorais dos conteúdos publicados e possibilita a outros copiar e distribuir o material contanto que atribuam o crédito aos autores.

FONTE: http://rived.mec.gov.br/projeto.php

O que é Firewall?


A palavra firewall tem estado cada vez mais comum no nosso cotidiano, ainda mais agora que a segurança digital está dia após dia mais em evidência. Você certamente já deve estar familiarizada com ela, mas sabe o que é o firewall ou o que ele faz? Continue acompanhando este artigo e descubra.

Parede de fogo

Assim como a metáfora por trás do nome sugere, firewall é uma barreira de proteção que ajuda a bloquear o acesso de conteúdo malicioso, mas sem impedir que os dados que precisam transitar continuem fluindo. Em inglês, “firewall” é o nome daquelas portas antichamas usadas nas passagens para as escadarias em prédios.
Na informática, os firewalls são aplicativos ou equipamentos que ficam entre um link de comunicação e um computador, checando e filtrando todo o fluxo de dados. Esse tipo de solução serve tanto para aplicações empresariais quanto para domiciliar, protegendo não só a integridade dos dados na rede mas também a confidencialidade deles.

Firewall em forma de softwares

Aplicações com a função de firewall já são parte integrante de qualquer sistema operacional moderno, garantindo a segurança do seu PC desde o momento em que ele é ligado pela primeira vez. Os firewalls trabalham usando regras de segurança, fazendo com que pacotes de dados que estejam dentro das regras sejam aprovados, enquanto todos os outros nunca chegam ao destino final.
Além do firewall presente em cada máquina, é bastante comum empresas usarem computadores específicos que agem como um “guardião” de uma rede, filtrando todo o trânsito de dados entre os PCs locais e um ambiente mais hostil, como a internet. Usando essa segunda opção, é possível até aplicar regras exclusivas como: “Máquina X pode enviar arquivos por FTP à vontade, todas as outras estão limitadas apenas a downloads”.
Vale lembrar que, em ambos os casos, todas essas regras podem ser personalizadas à vontade, permitindo que o protocolo de segurança seja modificado de acordo com as suas necessidades. No Windows 7, você pode checar as configurações do firewall entrando em Painel de Controle > Sistema e Segurança > Firewall do Windows.


Outra medida muito usada são os filtros por portas e aplicativos. Com eles, o firewall pode determinar, exatamente, quais programas do seu computador podem ter acesso ao link de internet ou não. As portas de comunicação também podem ser controladas da mesma forma, permitindo que as portas mais “visadas” pelos malware sejam bloqueadas terminantemente.

Firewall como hardware

Os firewalls em forma de hardware são equipamentos específicos para este fim e são mais comumente usados em aplicações empresariais. A vantagem de usar equipamentos desse tipo é que o hardware é dedicado em vez de compartilhar recursos com outros aplicativos. Dessa forma, o firewall pode ser capaz de tratar mais requisições e aplicar os filtros de maneira mais ágil.


Boa parte dos roteadores de rede domiciliar disponíveis hoje também conta com algum tipo de aplicação de firewall. Uma das mais básicas é o controle sobre os computadores que estejam habilitados a se conectar na rede, impedindo que as “sanguessugas” de plantão usem a sua Wi-Fi sem permissão.

FONTE: http://www.tecmundo.com.br/