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sexta-feira, 9 de março de 2012

Computação nas nuvens.

O professor e a tecnologia.

O professor tem um papel muito importante neste novo cenário. Além de ser muitas vezes um modelo para seu aluno, o professor tem um contato direto na formação do mesmo. Portanto, tem uma responsabilidade que se compara com poucos. Mas é importante que tenha consciência da necessidade de sua adequação a esta nova realidade, para que possa aumentar a sua proximidade com os educandos.


Utilizar ou não os meios tecnológicos como apoio pedagógico, não é mais passível de discussão, mas a sua forma de utilização com certeza sempre o será. O professor precisa se atualizar, sob pena de ser atropelado pelo tempo e pelas novas tecnologias, que, na verdade, jamais superarão o mestre, a relação professor-aluno, gerando então um verdadeiro vazio, um precipício que já estamos vivenciando na falta de referências e valores dos jovens online.




Mas o que o professor tem a ver com as questões legais da tecnologia?


A questão legal tem a ver com qualquer cidadão que faça uso das tecnologias, não apenas do professor, do aluno ou do gestor, mas sim do indivíduo enquanto membro da sociedade. Mas o professor, não pode esquecer de seu compromisso com a educação. Portanto, tem o dever de estar atento à nossa legislação e orientar a seus alunos para que percorram o caminho certo nesta jornada, tirando uma dúvida em sala de aula sobre infração de direito autoral, sobre uso de imagem, sobre privacidade, sobre spam, sobre o limite entre a brincadeira, a piada e a difamação em dimensão global, pois é isso que a Internet representa.




O que o professor pode fazer?


O professor pode e deve estar atento às novidades tecnológicas bem como aos riscos e novos meios de fraude e atos ilícitos. Desta forma terá conhecimento suficiente para abordar tais questões em sala de aula.




Veja abaixo algumas dicas:


* Leve a questão à direção da instituição;


* Pense em estratégias que abordem as questões legais dentro de conteúdos já programados;


* Explique para seus alunos o que são direitos autorais;


* Ensine-os a fazer uso de referência em suas situações;


* Mostre a Lei de Direitos Autorais;


* Mostre o Código Penal e a existência de algumas tipificações como o crime de infração de direito autoral, e outros, comuns como calúnia, injúria e difamação.


Os novos riscos trazidos pela tecnologia.

Jovens e adultos precisam aprender sobre a responsabilidade de seus atos na Sociedade Digital, em que as relações são cada vez mais eletrônicas e as testemunhas são máquinas. Cada um é responsável não somente pelo que escreve, mas também pelo que "assina", ou seja, com apenas um clique se está assinando um contrato, concordando com os termos de navegação daquele determinado website, se está passando para frente um boato por e-mail, fazendo download de uma imagem, praticando pirataria.



Este novo cenário exige uma postura reflexiva e flexível, precisamos educar para o hábito da leitura de políticas de segurança, privacidade, termos de uso e de serviço e reserva de direitos autorais. É preciso pensar várias vezes antes de publicar algo online porque os resultados de um contedúdo mal colocado podem ser avassaladores e podem persegui-lo tempos depois. O usuário pode ser punido tanto no âmbito escolar quanto no judiciário.



Os jovens precisam de a juda para desenvolver habilidades que lhe permitam reconhecer os perigos online através de uma orientação adequada para que possam desenvolvê-la e aplicá-la por aí. É inevitável, por exemplo, que usuários se depararem com pornografia na Internet, sites que promovem a delinquência (destruir, construir armas, falsificar documentos, etc), sites de jogos, entre outros. Sua decisão neste momento fará toda a diferença. O poder está na mão do usuário.


Quais são os problemas que mais atingem as pessoas?

* Plágio;

* Pirataria;

* Más amizades virtuais;

* Assédio digital;

* Falta de boas maneiras online;

* Limites da liberdade de expressão;

* Uso de imagens - privacidade;

* Segurança - fraude eletrônica, vírus.

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