Projetando imagens
No princípio tudo era trevas, então inventaram a
projeção da luz e o cinema se fez.
Claro, todos adoramos o cinema, e a escola não
poderia deixar de usar também essa tecnologia.
Algumas escolas públicas, do tempo em que a
burguesia estudava nelas e o estado investia no ensino dos poucos que a
frequêntavam, chegaram ao primor de possuírem grandes anfiteatros com
projetores de cinema.
Com o passar do tempo surgiram tecnologias mais
portáteis, flexíveis e móveis para a projeção de imagens em anteparos fixos,
como o episcópio, o projetor de slides e o retroprojetor, dentre outros.
O episcópio, para a alegria dos mais saudosistas.
Esse aparelho era usado para projetar as páginas de um livro (coisa rara
naquele tempo) diretamente em uma tela, bem como fotos ou quaisquer outros
objetos opacos com dimensões compatíveis com o aparelho.
E assim, evoluindo sempre, a tecnologia de
projeção chegou ao projetor de slides multimídia, também conhecido como Datashow.
É dele que vamos tratar nesse artigo, ou, mais especificamente, dos usos
pedagógicos que podemos fazer dele
Um datashow apenas projeta imagens em um
anteparo, mas tem a vantagem de usar a tecnologia digital.
Com essa tecnologia podemos projetar imagens
estáticas ou em movimento e, além disso, podemos sincronizar a projeção da
imagem com uma trilha sonora emitida por algum outro aparelho.
Resumindo: tudo aquilo que podemos visualizar em
uma tela de um computador pode ser também projetado por um datashow. E
isso nos permite uma flexibilidade de uso incrível.
Para usar o datashow é preciso, além
dele próprio, de uma fonte de imagens digitais. A forma mais eficaz de se obter
essa fonte, na maioria das escolas, consiste em ter um computador ligado ao datashow.
E, muito embora qualquer computador sirva, inclusive os de modelo desktop
(computadores de mesa), é muito conveniente que se use um notebook.
Além do par notebook+datashow,
se você pretende usar uma trilha sonora, será preciso ter um aparelho capaz de
amplificar o som do notebook (uma caixa de som amplificada) para que a
classe toda possa ouvir.
Há no mercado mini-caixas acústicas muito baratas
e suficientemente boas para atender essa necessidade.
Transportar esse kit, datashow+notebook+som,
para a sala de aula, não é difícil e, pode (e deve) ser feito pelo próprio
professor.
Montar o kit também é fácil e não requer
mais do que três minutos. Basta conectar o cabo de vídeo entre o datashow e
o notebook, conectar o cabo do som à saída de som do notebook e
então conectar os cabos de energia dos dois aparelhos à tomada.
É claro que já existe no mercado minidatashows
que cabem na palma da mão e que possuem som e memória de armazenamento
para dados. Ou seja, já temos aparelhos que dispensam o notebook e as caixas de
som, além de poderem ser ligados ao celular, a um iPad, um tablet, enfim, a
qualquer coisa que forneça dados digitais.
Continue lendo esta matéria em http://professordigital.wordpress.com/2011/04/06/uso-pedagogico-do-datashow/
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