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terça-feira, 19 de julho de 2011

O novo estudante "digital".

Os estudantes da atualidade são diferentes. Os professores terão de conhecer o perfil do estudante digital para dar início a uma nova etapa no processo de ensino-aprendizagem.



Cotidiano/ambiente do novo estudante digital:
- Computadores
- Jogos de video/computadores
- Aparelhos de música digital
- Câmaras digitais
- Telemóveis (iphone, ipad, ipod, smartphone, tablet)
- Redes sociais (Twitter, Orkut, Facebook, MSN)
- e-mail
- Internet
- Outros aparelhos e instrumentos digitais.



Características dos "novos alunos":


- recebem informação muito rápido;
- gostam de ações paralelas/múltiplas;
- preferem gráficos a textos;
- apreciam acessos aleatórios (hipertextos);
- gostam de trabalhar em rede;
- precisam de respostas/elogios instantâneos, recompensas frequentes;
- preferem jogos a trabalhos.

(FONTE: http://www.slideshare.net/isabelcristinavale/nativos-digitais-e-imigrantes-digitais-m-prensky)



Perfil do estudante digital.

* Capacidade de comunicação: o jovem comunica muito com diferentes interlocutores em simultâneo, abandonando as formas tradicionais de comunicação, como a carta.




* Interesse pela partilha: o jovem utiliza a internet para partilhar suas emoções e a sua própria intimidade. Esta partilha emocional tornse mais importante que a partilha intelectual.




* Desejo de criar: são adeptos de construir sítios, filmes, avatares, outros mundos... utilizando ferramentas poderosas e inovadoras.




* Prazer em trocar: (música, filmes...) este prazer está relacionado com a necessidade de exprimir a sua própria personalidade.




* Habilidade para coordenar e gerir o trabalho em grupo: o aluno tem capacidade para gerir o trabalho em diferentes projetos em simultâneo e com diferentes parceiros, tal como o faz com os jogos interativos.




* Necessidade de avaliar: para se poder confiar e acreditar em quem não se conhece na internet, há a necessidade de avaliar sites de comportamentos online.




* Motivação para aprofundar a aprendizagem: o aluno, quando interessado numa temática, tem ao seu dispor um mundo de informação e recursos para explorar, o que torna a aprendizagem estimulante.




* Habilidade para pesquisar e filtrar informação essencial: habituado a aceder a muita informação ao mesmo tempo o jovem adquire esta habilidade.




* Prazer em transmitir informação: adoram reencaminhar informação e, mais uma vez, partilhar tudo o que têm.




* Capacidade de evoluir e de se adaptar: o jovem está sempre a modificar a sua forma de lidar com a tecnologia para facilitar sua vida.






Como ensinar os estudantes digitais.

a) Metodologia:
- ser mais rápido e sucinto ao transmitir a informação;
- utilizar ações paralelas;
- usar acessos aleatórios;
- organizar trabalho em grupo;
- permitir a partilha;
- estimular a criatividade.

b) Conteúdos:
* Saberes tradicionais:
- leitura e escrita;
- aritmética;
- pensamento lógico;
- compreensão dos textos e das ideias do passado.

* Novos saberes:
- mundo digital;
- tecnologia.

c) Recursos:
- Materiais adaptados à linguagem dos estudos digitais;
- Elaborar jogos de computador e outros tipos de software para qualquer conteúdo e disciplina;
- Pedir ajuda aos próprios estudantes digitais para ajudarem na invenção de novas metodologias para o ensino de qualquer matéria ou nível escolar.

(FONTE: http://www.slideshare.net/isabelcristinavale/nativos-digitais-e-imigrantes-digitais-m-prensky)

A lição digital.

Há mais de 25 anos tenta-se comprovar a eficácia do uso da tecnologia no ensino. Mas depois de tanto tempo, e de tanto marketing, ainda resta a pergunta: usar tecnologia para ensinar faz os alunos aprender mais?


A resposta é sim. Dois estudos inéditos demonstram como a tecnologia ajudou a melhorar as notas de alunos da rede pública. A Fundação Carlos Chagas (FCC) acaba de concluir uma avaliação dos alunos de todas as escolas públicas do município de José de Freitas, no interior do Piauí, que desde o início de 2009 estudam com o apoio de lousas interativas, laptops individuais e softwares educativos. De acordo com o estudo, esses alunos melhoraram sua média de matemática em 8,3 pontos, enquanto os que não usaram a tecnologia avançaram apenas 0,2 ponto. O segundo estudo, da Unesco, braço das Nações Unidas para a educação, avaliou o desempenho de alunos de escolas públicas de Hortolândia, em São Paulo, que usaram salas de aula com lousa digital e um computador por aluno. O avanço foi de duas a sete vezes em relação aos colegas em salas de aula comuns.


O sucesso, porém, depende de como a tecnologia é usada. Não adianta trocar o caderno por notebook ou tablet sem ter estratégias e conteúdo para usá-los.


É por isso que, nos países mais adiantados na implantação de tecnologia, a discussão hoje é como usar a tecnologia da melhor forma. Nos países ricos, a questão do acesso às máquinas foi superada. Cerca de 97% da rede pública americana tem um computador por aluno. Na Alemanha, mas de 30 mil escolas estão equipadas desde 2001. Mas, depois de tanto tempo usando computador na sala de aula, as estatísticas de aprendizado nacionais não melhoraram significativamente. A pergunta é como usar a tecnologia de um jeito diferente. A Inglaterra criou um departamento só para pesquisar e avaliar o uso inovador da tecnologia em sala de aula. Na Coreia do Sul, o governo percebeu que, sem um conteúdo curricular fortemente relacionado à tecnologia, ela teria pouco efeito. Começou a produzir novos materiais didáticos para os computadores. A seguir, cinco práticas que ajudam a tecnologia a ensinar.




Nativos Digitais X Imigrantes Digitais.

Como os imigrantes usam as tecnologias:
- Mandam e-mail, e ligam logo após para perguntar se a pessoa o recebeu;
- Necessitam mandar imprimir um texto digital quando querem alterá-lo, para depois digitar as modificações registradas no papel;
- A Internet é sempre a segunda fonte de informação;
- Lêem os manuais de dispositivos ou de programas em vez de aprenderem com o seu uso;
- Imprimem os e-mails recebidos (ou mandam alguém fazê-lo), para depois decidirem que ação tomar;
- Convidam as pessoas para dar uma chegada à sua sala, para ver no computador um site interessante que acabou de localizar, em vez de mandar-lhes o seu endereço.

Como os Nativos usam as tecnologias:
- Recebem e passam informação rapidamente, usando várias mídias;
- Usam várias aplicações ao mesmo tempo, enquanto conversam nos mensageiros, vem vídeos do Youtube;
- preferem as imagens antes dos textos, se estes não tiverem imagens certamente serão desconhecidos;
- Fazem acessos aleatórios, não sequenciais, nas páginas hipermídia da web;
- Preferem jogos em vez de trabalho "sério".

Você é Imigrante ou Nativo?
Faça o teste em http://editora.globo.com/pesquisas/quiz_epoca_070907.htm


(FONTE= http://turma7a20092.bligoo.com/content/view/676098/Nativos-Digitais-X-Imigrantes-Digitais,html)