Pages

terça-feira, 10 de maio de 2011

Didática e o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação.

(Por Márcia Rodrigues dos Santos - Especialista em Psicopedagogia, Consultora-Pedagógica Sênior da Vitae Futurekids, profª Universitária)


Começo este artigo fazendo um questionamento aos professores:

Será que é possível trabalhar a Didática junto à Tecnologia e tudo que esta representa numa situação de aprendizagem?

Percebe-se que existe certo desconforto quando se fala em didática e prática com o uso de tecnologias em sala de aula. Isso se deve por muitos professores acreditarem que este uso provocará indisciplina e poderá também prejudicar a criatividade e espontaneidade do aluno, e talvez por não dominarem totalmente a arte da tecnologia.

Tudo depende do nosso olhar, da nossa vontade de mudar, de propiciar ao aluno novas maneiras de aprender. Um olhar positivo para uso correto da Tecnologia em sala de aula poderá constatar que ela trará muito mais do que se imagina, seu uso impulsiona a inteligência e cria ambientes favoráveis à aprendizagem. Precisamos quebrar os paradigmas que nos prendem a modelos antigos de educação, já que o objetivo da escola é o desenvolvimento das capacidades físicas, intelectuais e morais dos alunos, ela precisa democratizar o SABER e reconhecer a necessidade que se faz de trazer a Tecnologia para dentro da sala de aula, para dentro de seu planejamento, sendo entendida, assimilada, criticada... não importa, mas sendo usada.

A escola tem que assumir uma postura didática de comprometimento com a Tecnologia, deve assumir uma postura de crescimento, mudança e buscar nela novas formas de fazer a educação, assumir a multifuncionalidade do processo de ensino-aprendizagem e articular suas três dimensões: técnica, humana e política.

Nada adianta programas e mais programas de formação, se o professor não souber usar a Tecnologia como sua aliada e parceira na construção do conhecimento, usá-la como uma ferramenta pedagógica que o auxiliará a ampliar suas capacidades e possibilidades, ela deve ser bem compreendida para ser bem usada, gerar resultados e provocar transformações.

Quanto mais a escola e seus professores protelam a necessidade eminente do uso da Tecnologia, mais distantes vão ficando seus alunos, que lotam lan houses (recordistas em acesso ao Google com 12 milhões de buscas POR DIA), que passam 02 horas em frente ao computador, que sabem manusear qualquer aparelho eletrônico como se tivessem escrito o manual de instruções destes.

Respondam-me com sinceridade: algum de vocês já conseguiu que um aluno estudasse 02 horas por dia ou que em toda vida escolar dele, fizesse 12 milhões de perguntas?

Segundo o dicionário Wikipédia, na internet, a palavra didática (didáctica) vem da expressão grega que se pode traduzir como arte ou técnica de ensinar. Tecnologia, por sua vez, é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento.

Se juntarmos as duas, poderemos ter a seguinte definição: Didática e Tecnologia: arte de ensinar com conhecimento técnico e científico.

Essa é a função do professor, ensinar de forma técnica, com conhecimento e apropriação dos seus objetivos.... Essa também é a função da escola e da educação, propiciar ao aluno, um mundo de possibilidades, um mundo de conhecimentos, no qual não existem fronteiras, um mundo que pode se transformar a cada "clique".

Cabe a você, educador, essa mudança de conceitos e definições. Faça. Mude. Proporcione. Transforme.

(FONTE: http://www.planetaeducacao.com.br)

Assuntos legais com troca de informações.

Com o amplo uso da Internet, você pode se envolver em atividades ilegais e antiéticas, como jogos de azar e difamação. É necessário que você esteja ciente e seja cauteloso com essas questões ilegais e antiéticas. Além disso, lembre-se de que essas questões variam de país e até mesmo em determinados locais de um país.

A seguir, explicamos alguns usos antiéticos e ilegais de troca de informações.

** Difamação da reputação de alguém= Ao se comunicar com outras pessoas usando e-mail, bate-papo ou fóruns públicos online, tenha cuidado para não fazer quaisquer declarações que possam resultar em difamação. Difamar é fazer declarações falsas sobre sobre uma pessoa que podem afetar negativamente sua reputação. Por exemplo, suponha que você divulgue uma mensagem em um fórum online declarando falsamente que seu vizinho, uma celebridade, tem uma propriedade ilegal. Isso pode ser considerado como difamação porque você está espalhando uma informação falsa que pode prejudicar a credibilidade do seu vizinho.

Observação: Uma declaração falsa pode ser considerada difamatória, mesmo que não seja pejorativa. Algumas vezes, até as declarações verdadeiras podem ser consideradas difamatórias, caso prejudiquem a reputação de alguém.

Calúnia divulgada e calúnia são duas formas de difamação. Calúnia divulgada é uma difamação por escrito publicada, enquanto calúnia é uma difamação verbal.

O sistema legal da maioria dos países considera as duas calúnias como delitos passíveis de punição. Você pode enfrentar penas criminais ou civis de acordo com o sistema legal de seu país. A punição pode variar de pena monetária à punição severa, como prisão. Algumas vezes, a gravidade do delito depende da situação. Por exemplo, em alguns países, qualquer insulto ao presidente é um delito. Entretanto, em outros países, funcionários públicos têm menos proteção do que o cidadão comum. Além disso, esteja ciente das leis locais antes de fazer qualquer declaração difamatória.
** Visita a sites impróprios na Web= A Internet fornece acesso gratuito a todos os tipos de sites, alguns deles podem realizar atividades ilegais. Alguns sites oferecem serviços com atividades restringidas pelo sistema legal de seu estado ou país. É possível acessar esses sites pela Internet porque não há limites nem policiamento na Internet. Por exemplo, você pode acessar um site de jogos de azar mesmo se a lei do seu país proibir isso. Mas isso pode trazer problemas legais para você.

Também é necessário estar ciente de que o sistema legal é diferente nos vários estados e países. Por exemplo, os produtos comprados ou vendidos legalmente em um país podem representar uma compra ou venda ilegal em outro. Portanto, embora um site não restrinja a compra de um item ilegal em seu país, você poderá enfrentar encargos legais ao comprá-lo.




Violação e prevenção de direitos autorais.

O uso de propriedade intelectual com direitos autorais sem o consentimento do proprietário acarreta violação de direitos autorais. Os motivos para violação de direitos autorais e as medidas que podem ser tomadas para evitar isso são explicadas a seguir.






Plágio



Quando você copia o trabalho de alguém e o utiliza como se fosse seu, sem mencionar a fonte, denomina-se plágio. Digamos que você faça uma cópia idêntica de um gráfico exibido em um site. Depois, publica-o em outro site como se fosse sua criação, não mencionando o site do qual fez a cópia. Isso resulta em plágio.



Em diversos países, parafrasear um trabalho existente e difundi-lo como orginal também é considerado como plágio.






Uso indevido de material protegido por leis de direitos autorais



A tabela a seguir explica alguns usos indevidos comuns de material protegido por leis de direitos autorais que precisam ser conhecidos e evitados.



a) Cópia de música= Existem muitos sites que permitem o download e o compartilhamento de músicas. Entretanto, alguns desses sites não têm autoridade legal para fornecer músicas para download grátis. O download dessas músicas representa o uso indevido de músicas protegidas por leis de direitos autorais.



Você usa indevidamente a música protegida por leis de direitos autorais quando executa uma das ações a seguir:



- Faz download de música protegida por leis de direitos autorais de um site sem permissão do proprietário ou sem o pagamento de uma taxa de direitos autorais.



- Faz download de música protegida por leis de direitos autorais de um site e cria CDs ou DVDs com elas.



- Cria cópias de CDs ou DVDs e as compartilha com outras pessoas.



- Compartilha músicas protegidas por leis de direitos autorais na Internet por intermédio de sites que facilitam o compartilhamento de músicas.



b) Uso de software sem licença/permissão= A cópia não autorizada de software sem obter licença ou permissão do proprietário de direitos autorais representa pirataria de software.
Esteja ciente das situações a seguir para evitar pirataria de software:



- Quando você faz download de software protegido por leis de direitos autorais de um site sem permissão do proprietário ou sem o pagamento de uma taxa, isso representa pirataria de software.



- Quando você compra uma cópia legal do software, faz cópias do software e as distribui para outras pessoas, também representa pirataria de software.



- Alguns fornecedores de computadores instalam cópias de software sem licença nos computadores que vendem. Eles fazem isso para economizar com taxas de licença. Entretanto, a compra de computadores com software sem licença resulta em pirataria de software. Portanto, ao comprar um computador, certifique-se de que você tenha os documentos de licença do software pré-instalados no computador ou vendidos com o computador.



c) Cópia de logotipo= Um logotipo representa material protegido por leis de direitos autorais, usado como identificador pelo seu proprietário de direitos autorais. É ilegal copiar ou usar um logotipo sem a permissão do proprietário. Por exemplo, o uso do logotipo da Microsoft em seu cartão de visitas sem a permissão da Microsoft representa violação de direitos autoriais.



Algumas vezes, uma pessoa pode ter permissão para usar um logotipo, mas há limitações para isso. Por exemplo, uma pessoa pode ter permissão para usar o logotipo da Microsoft somente para fazer acordos comerciais em nome da Microsoft. Agora, se a pessoa usar o logotipo para fazer acordos comerciais para obter ganhos pessoais, isso representa uso indevido do logotipo protegido por leis de direitos autorais.









Dica de site: como tudo funciona?

Vale a pena conhecer o site "Como tudo funciona". Ali você encontra muitas respostas para suas dúvidas e curiosidades. O endereço é http://www.hsw.uol.com.br/