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sexta-feira, 29 de abril de 2011

Dosvox.

O Dosvox é um sistema computacional, baseado no uso intensivo de síntese de voz, desenvolvido pelo Núcleo de Computação Eletrônica (NCE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que se destina a facilitar o acesso de deficientes visuais a microcomputadores. Através de seu uso é possível observar um aumento muito significativo no índice de independência e motivação das pessoas com deficiência visual, tanto no estudo, trabalho ou interação com outras pessoas. Atualmente o projeto conta com mais de 20.000 usuários espalhados pelo Brasil, Portugal e América Latina.


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Descrição do Sistema




O programa é hoje distribuído em versões para Windows e Linux e é um software desenvolvido segundo a filosofia Open Source. A versão para Linux é também chamada de Linvox.


O DOSVOX é composto de:


- Sistema operacional que contém os elementos de interface com o usuário;


- Sistema de síntese de fala, incorporando um sintetizador simples para português e conexão para sistemas profissionais de síntese de voz;


- Editor, leitor e impressor/formatador de textos;


- Impressor/formatador para Braille;


- Programas sonoros para acesso à Internet, como Correio Eletrônico, Telnet, FTP e acesso à WWW.


- Diversos programas de uso geral para o cego, como caderno de telefones, agenda de compromissos, calculadora, preenchedor de cheques, cronômetro, etc.;


- Jogos de caráter didático e lúdico;


- Ampliador de telas para pessoas com visão reduzida;


- Programas para ajuda à educação de crianças com deficiência visual;


- Leitor de telas/janelas (versão para Windows).








O Dosvox como um software de acessibilidade ao ambiente digital para deficientes visuais e suas possibilidades no processo de alfabetização e letramento.




O que diferencia o DOSVOX de outros sistemas voltados para uso por deficientes visuais é que no DOSVOX a comunicação homem-máquina é muito mais simples, e leva em conta as especificidades e estabelece um diálogo amigável, através de programas específicos e interfaces adaptativas. Isso o torna insuperável em qualidade e facilidade de uso para os usuários que veem no computador um meio de comunicação e acesso, que deve ser o mais confortável e amigável possível.







Quase todo usuário da web no Brasil também entra em redes sociais, diz estudo.

No Brasil, 99% dos usuários que acessam internet também entraram em sites de redes sociais, apontou o estudo "Um olhar Mais Atento para a Mídia Social no Brasil", realizado pela comScore, empresa mundial de pesquisas. O levantamento foi apresentado nesta quinta-feira (28) e traz informações sobre o comportamento do usuário brasileiro nas redes sociais referente ao mês de março.
Neste quesito, o Brasil só perde para os Estados Unidos quanto ao interesse em redes sociais. Lá, 99,7% dos internautas que acessam a rede entram, ao menos uma vez por mês, em sites sociais.

No entanto, as informações do estudo mostram que os brasileiros são muito mais ativos nesse tipo de site: enquanto a média de visitas dos americanos é de 30,3 vezes ao mês, aqui a média é de 30,6.

A título de comparação, o ranking dos cinco primeiros países cujos internautas também acessam redes sociais é composto por: Estados Unidos (99,7%), Brasil (99%), México (98,9%), Reino Unido (97,9%) e Espanha (97,5%).

A popularidade de redes sociais no Brasil é tanta que o número de page views (visualização de páginas) a esse tipo de site é maior que a soma dessa métrica em países como Índia e Espanha. Em março, redes sociais geraram 24,8 bilhões de visualizações de páginas no Brasil, enquanto Índia e Espanha tiveram 10,6 bilhões e 12,9 bilhões, respectivamente.


Facebook e Orkut


O Orkut ainda lidera com folga no Brasil. A rede social do Google teve 71,9% de alcance no mês de março. Já o Facebook teve 40,8%, Windows Live Profile teve 28,6% e o Twitter, 21,8%.

Porém, segundo Alex Banks, gerente da comScore Brasil, o país tem apresentado tendências parecidas com a da Índia. No ano passado, pela primeira vez, o Facebook ultrapassou o Orkut no país asiático - Brasil e Índia são os líderes de acesso à rede social do Google.

"Existe uma pequena migração de usuários do Orkut para o Facebook. Mas tudo isso, em um ambiente de audiência estável para o orkut", analisou Banks, comentando que tem aumentado o número de visitantes únicos à rede social de Mark Zuckerberg.

Quanto ao perfil de usuários de redes sociais, o levantamento mostrou que o Facebook é forte na audiência de adultos e que há mais mulheres que homens. No Orkut, ocorre ao contrário.

Outro fator, relacionado à regionalidade, é que o orkut tem grande alcance no nordeste, ao passo que o Facebook tem grande influência no sudeste.


Twitter


O Brasil ocupa a terceira posição entre os dez países onde o Twitter possui maior penetração entre os internautas, com 23,7% de alcance. O país fica atrás apenas da Holanda (26,8%) e Japão (26,6%).

O resultado da pesquisa mostra que no Brasil mais de um em cada cinco internautas acessa o Twitter no decurso do mês. Na Holanda e Japão, a razão sobe para mais de um em cada quatro internautas.



Cibercultura.