Pages

sexta-feira, 25 de março de 2011

Portal de relacionamento educacional.

O PRAL é o portal de relacionamento educacional que facilita a vida dos estudantes e professores, que podem interagir por meio das ferramentas que o portal oferece.


Cadastro de Professores

Se você é professor, pode criar seu cadastro no PRAL e utilizar gratuitamente os recursos do site. Por exemplo, você poderá:

* Cadastrar suas turmas e alunos;

* Divulgar materiais (trabalhos, notas, exercícios,...);

* Manter contato com alunos e professores de todo país;

* Utilizar seu banco de questões;

* Gerar provas online para os alunos;

* Criar jogos para os alunos, através de suas ferramentas;

* ... e muito mais.


Atenção

Cada professor poderá criar somente um cadastro no PRAL, que será identificado pelo seu e-mail.


Os professores podem:

* comunicar-se com seus alunos;

* divulgar materiais, notas, datas...

* conhecer professores e alunos de todo país;

* criar páginas para suas turmas;

* gerenciar e compartilhar seus compromissos;

* criar provas e jogos online;

* gerar um banco de questões;

* usar um editor colaborativo;

* ... e muito mais!


Os alunos podem:

* comunicar-se com seus professores;

* fazer amizades;

* escolher as cores do seu perfil;

* escrever um miniblog;

* consultar suas notas e obter materiais;

* ver as datas importantes de suas turmas;

* criar sua agenda e compartilhar compromissos;

* participar de jogos e testes online;

* cadastrar seu currículo.


- Texto do portal PRAL.



Novas tecnologias do futuro.

Yotophoto, um buscador de imagens de livre uso.




Yotophoto é um buscador de imagens livres que funciona como um banco de dados de fotos de livre uso. Dispõe, a modo de classificação, de uma ampla gama de etiquetas ou palavras-chave que fazem referência a múltiplos temas, como podem ser o verão, os cachorros ou os bebês, por nomear alguns exemplos.

Este buscador põe a nossa disposição milhares de imagens de diferentes âmbitos, mostrando-as em uma miniatura e indicando o link onde se encontram e o tipo de licença. Embora todas as fotos sejam de livre uso, há diversos tipos de licença, que dão lugar a diferentes possibilidades de utilização. Desta maneira, temos diante de nós um grande banco de imagens de livre uso para poder vê-las ou usá-las sem a necessidade de obter nenhuma permissão. Tudo isso o torna interessante especialmente para designers, bloggers, educadores, etc, por poder conseguir facilmente imagens para seus projetos web.

O buscador lhe dá informação ao pé das imagens, sobre o seu peso, tamanho e se possuem algum tipo de restrição ou são totalmente livres. Esta informação, sobre tudo o que se refere às licenças, está um pouco resumido, por isso teremos que entrar no site original onde se encontra a imagem e se explica as condições de uso detalhadamente.

De certa forma se assemelha algo a Flickr, um site onde os usuários publicam suas fotos. os dois dispõem de uma classificação em torno a uma nuvem de etiquetas ou palavras-chave, porém, mantém grandes diferenças já que por exemplo, em Flickr além de poder baixar imagens, também se pode subir as suas criando uma conta e lhe dão a liberdade de escolher a licença que quiser que tenham suas fotografias, assim como com quem compatilhá-las. Outra diferença é que Flickr lhe permite também anexar seus comentários em seus retratos e no dos demais.

Entretanto Yotophoto não contém diretamente as fotografias, nem estão agrupadas por usuário, e sim simplesmente linka com imagens no web site onde estão publicadas. Na hora de usar um buscador de imagens, se desejar obtê-las sem a necessidade de permissões, a opção de Yotophoto é muito útil e talvez a mais prática, já que estão a livre disposição de seus usuários para copiá-las, reproduzi-las ou modificá-las.


Conclusão ao buscador de imagens de livre uso Yotophoto


Definitivamente, Yotophoto não oferece nada que não possamos encontrar em outros sites, mas sim organiza e facilita as buscas de imagens em vários bancos de dados de fotografias. Sobretudo sua principal característica ou vantagem é que as imagens são de livre uso e não se requer obter uma permissão, como em algumas imagens de Flickr, ou de Google Imagens, que em muitos casos possuem uma licença copyright, frente à copyleft, das licenças Creative Commons que possuem as imagens do buscador de imagens de livre uso.

O mais conveniente para conhecer melhor o site é entrando em http://yotophoto.com/




Redes de relacionamento.