Pages

sexta-feira, 11 de março de 2011

4 coisas a evitar no Power Point.




1- Telas muito cheias

Tente colocar em cada slide apenas as palavras-chave sobre sua matéria. Encher cada tela de animações só serve para distrair os alunos. E colocar no computador tudo o que você vai dizer faz com que os estudantes pensem que você está lendo um roteiro.


2- Mensagens que não são relevantes

Pense como seu aluno. O que eles irão ganhar se você projetar, por exemplo, a tabela periódica por quinze segundos? Que informação eles absorverão? Faça cada slide de apresentação somente com informações úteis.


3- Cuidado com o visual

Certo, esses programas oferecem todos os tipos de letras, de fundo, qualquer combinação que você possa imaginar. Mas será que o visual escolhido combina com a sua aula e com seu jeito de lecionar? Montar uma apresentação em programa multimídia é mais ou menos como decorar uma casa: você coloca ali um pouco de sua personalidade, seu jeito de ser. Seja coerente e monte uma apresentação parecida com você.


4- É melhor algo simples que funcione

Vale principalmente se você usa diversos computadores: o que você cria em um pode não ser reconhecido por outro. E quanto mais complexas forem as suas apresentações, mais possibilidades de erro acontecem. Uma simples mudança de cor pode tornar a tela ilegível. Simplifique.




A Internet que você precisa conhecer.



Você fez um vídeo e quer repartir com amigos. Como você faz?
Você resolve gravar uma música e quer que todos a escutem. Qual é o caminho?
Você gosta de escrever e quer que leiam seus textos. E aí?
Poderiam ser feitas mais perguntas neste estilo e as respostas teriam sempre algo em comum: a Internet. Cada vez mais ela tem sido o caminho para se formar comunidades e trocar informações.
Hoje as pessoas conversam pelo MSN, trocam ideias via fórum, falam com seus ídolos através de chats, se relacionam pelo Orkut, se conhecem em bate papos, escrevem suas opiniões em blogs, colocam seus vídeos no Youtube, suas músicas no MySpace e indicam os sites e as notícias que mais chamam sua atenção. Está tudo interligado. O mundo digital e a realidade estão cada vez mais misturados.
Aí surge uma nova pergunta. Você está a par das principais ferramentas que a web pode te oferecer no momento? Aqui estão algumas:
**BLOGS
Sites para publicação de textos e fotos (como este aqui), com mensagens organizadas geralmente por ordem cronológica, com as mais recentes no topo da página. Nele, você pode contar seu dia-a-dia, se lançar como escritor ou apenas escrever o que bem entender.
Alguns exemplos:
**COMPARTILHAMENTO DE VÍDEOS
Sites que permitem carregar, assistir e compartilhar vídeos. O mais famoso de todos é o Youtube, que virou febre mundial.
Alguns exemplos:
- Google video: http://video.google.com/
**PLATAFORMAS WIKIS
Sites que podem ser alterados por todos que têm acesso. Entre os mais famosos está a enciclopédia livre Wikipédia, que é escrita por leitores. Também são usadas como plataformas para grupos trocarem ideias e discutirem projetos.
Alguns exemplos:
**RÁDIO ONLINE
Sites onde você pode colocar sua música ou outros arquivos de áudio para que as demais pessoas escutem. Alguns funcionam como comunidades, caso do MySpace.
Alguns exemplos:
**SITES DE BUSCA
Sites especializados em buscar e listar páginas da internet. As buscas são feitas a partir de palavras-chaves indicadas pelo usuário.
Alguns exemplos:
TWITTER
O Twitter é mais do que uma rede social, é um serviço de Micro-blogging, ou seja, um site que permite aos usuários enviarem pequenos textos via SMS, mensageiro instantâneo, e-mail, site oficial ou programa especializado. As atualizações são exibidas no perfil do http://twitter.com/