Pages

terça-feira, 8 de março de 2011

Diferença entre Hackers e Crackers.

Prêmios para trabalhos pedagógicos que utilizam tecnologias.




A Fundação Telefônica premiará trabalhos pedagógicos que utilizem Tecnologias de Informação e Comunicação.


O prêmio destacará as melhores iniciativas pedagógicas com TIC em nível global.

Já estão abertas as inscrições para o Prêmio Internacional EducaRede 2011, evento promovido anualmente pela Fundação Telefônica com o objetivo de fomentar o trabalho em equipe no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na sala de aula. O concurso é aberto a alunos e professores de todo o mundo. O prazo final para a realização de inscrição é o dia 2 de maio de 2011.

Este ano, pela primeira vez, é possível participar com trabalhos criados com qualquer tipo de ferramenta pedagógica ligada às TIC - como blogs de blogger ou wordpress, wikis, webquest, trabalhos com Google Docs, speaking images, canais de podcast ou de YouTube, usos didáticos das redes sociais, etc. Estes trabalhos competirão em duas modalidades: "Docentes com alunos" ou "Somente Professores", dependendo se os alunos tiveram ou não um papel ativo no desenvolvimento do trabalho.

Aqueles que realizaram um trabalho mais avançado e tenham criado suas próprias ferramentas, aplicações ou widgets educativos (desde aplicações para o registro das avaliações para os mundos físico e virtual, até materiais de realidade aumentada, passando por aplicações para dispositivos móveis ou tablets digitais, por exemplo) poderão participar na modalidade "Laboratório de Ferramentas".

O Prêmio Internacional EducaRede tem a finalidade de promover o uso pedagógico das TIC, buscar conscientizar a comunidade educativa sobre o valor potencial destas tecnologias, colocar a seu alcance iniciativas e atividades relacionadas com esses objetivos e reconhecer o esforço do professorado por introduzi-las nos processos de ensino e aprendizagem.


Como participar


Para participar do concurso, os alunos devem formar equipes e, com a ajuda de um professor, realizar trabalhos relacionados as matérias do currículo escolar de seu país. As diferentes categorias de participação são divididas conforme a idade dos alunos, começando a partir dos três anos. Um jurado internacional outorgará três prêmios para cada categoria e modalidade de participação, contemplando o professor, os alunos e o centro educativo/escola ao qual pertençam. Além disso, o júri poderá conceder até um máximo de três prêmios especiais, dentre todos os trabalhos apresentados, em cada um dos seguintes temas:

- trabalhos orientados a facilitar o acesso às TIC e à educação de crianças com necessidades especiais;

- trabalhos realizados utilizando a tecnologia móvel/celular;

- trabalhos colaborativos realizados entre docentes e alunos de distintas escolas, no mesmo país.

Os prêmios serão equipamentos tecnológicos de uso educativo. As informações sobre o Prêmio Internacional Educarede, os prazos de entrega de trabalhos e as bases para inscrição podem ser consultados na internet, no site do www.educared.org/premiointernacional.


(FONTE: recebido por e-mail, do Grupo Blogs Educativos).

Spam.

Reflexão sobre a TV.



Infelizmente, o que vemos na televisão hoje não é o melhor que se pode ter, mas é o que se tem. E aí? O que fazer?
Cada um tem que encontrar suas respostas, mas juntos, debatendo e conversando sobre o assunto poderemos encontrar melhores caminhos para amenizar este conflito. Algumas sugestões:
* Avaliar todos os pontos de vista do que se está assistindo e ouvir várias opiniões;
* Utilizar o diálogo como ferramenta indispensável para a formação de um cidadão crítico e consciente, debatendo, questionando e discutindo sobre a programação da TV.
É essencial o acompanhamento e a orientação da família e da escola no crescimento das crianças e dos jovens. Tarefa árdua e difícil, mas não impossível.
Frases que, às vezes, são ditas com frequência em relação à TV:
- "A TV emburrece". (Só se você deixar, não é?)
- "Não tenho tempo para conversar agora". (Quando vai poder? Será que realmente quer ter este tempo?)
- "Não vê que estou vendo televisão? Cala a boca". (Qual é a sua prioridade?)
- "Não pode, porque não pode e ponto final". (Será que só isto basta?)
Será que alguma vez pronunciamos uma destas frases? Paramos para refletir sobre suas consequências na vida de nossos filhos ou alunos?
Autoria: Fernanda Tardin.
(FONTE: hhtp://utilizandomidias.blogspot.com/2009/08/reflexao-sobre-tv.html)

A força da Internet.

O que é HTML?




HTML é uma linguagem com a qual se definem as páginas web. Basicamente trata-se de um conjunto de etiquetas (tags) que servem para definir a forma na qual se apresentará o texto e outros elementos da página.

O HTML se criou a princípio com objetivos de divulgação. Porém, não se pensou que a web chegaria a ser uma área de ócio com caráter multimídia, de modo que, o HTML se criou sem dar resposta a todos os possíveis usos que lhe dariam posteriormente e a todo coletivo de gente que o utilizariam no futuro. Entretanto, frente a este deficiente planejamento, com o tempo, foram se incorporando modificações as quais são os padrões (standards) do HTML. Numerosos padrões já se apresentaram. O HTML 4.01 foi o último padrão feito até o mês de abril de 2004.

O HTML é uma linguagem de programação muito fácil de aprender, o que permite que qualquer pessoa, mesmo que nunca tenha programado, possa enfrentar a tarefa de criar um website. O HTML é fácil e em pouco tempo poderemos dominar sua linguagem. Mais adiante, conseguiremos os resultados profissionais graças as nossas capacidades para o desenho e a nossa veia artística.

Uma vez conhecendo o conceito de HTML, vamos adiantar mais algumas coisas. Esta linguagem se escreve em um documento de texto, por isso necessitamos de um editor de textos para escrever uma página web. Sendo assim, o arquivo onde está contido o código HTML é um arquivo de texto com uma peculiaridade, que tem uma extensão .html ou .htm (é indiferente qual deles utilizar). De modo que quando programarmos em HTML, o faremos com um editor de texto, o mais simples possível e salvaremos nossos trabalhos com extensão .html, por exemplo: minhapagina.html.




Tutorial Movie Maker.

Tux Paint.



'Encorage as crianças a serem criativas em um programa que ensina a desenhar no computador".


Tux Paint é um programa educativo perfeito para incentivar a criatividade das crianças utilizando ferramentas simples de desenhos no computador.

Todas as ações têm sons característicos e empolgantes, além de serem guiadas pelas mensagens do simpático pinguim chamado "Tux". Assim, não é necessário ter nenhum conhecimento em informática para poder aproveitar todas as suas ferramentas, já que o seu uso exige apenas cliques pela tela e escolha das funções mais apropriadas.

Além de poder colorir algumas figuras prontas, as crianças também vão poder criar os seus próprios desenhos, com direito a carimbos e uma série de efeitos especiais que deixam os usuários soltarem a imaginação, incluindo efeitos de arco-íris, escurecer, clarear, quadriculado, e muitos outros.

O programa tem o alfabeto em Libras, Língua Brasileira de Sinais.



Anti-vírus gratuitos x anti-vírus pagos.