Pages

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Bate-papo.


Navegar com segurança na internet.


Cartilha de Segurança para Internet

Aqui vai mais uma dica aos coordenadores de laboratório de informática ou usuários de pc em geral.
A Cartilha de Segurança na Internet tem por objetivo esclarecer as principais dúvidas sobre segurança de computadores e redes e o significado de termos e conceitos que são utilizados frequentemente na Internet. Além disso, traz um guia para uma série de procedimentos que aumenta a segurança de um computador e explica a posturas que um usuário deve adotar para garantir sua segurança na Internet.

Conteúdo da Cartilha:

Parte I: Conceitos de Segurança
Parte II: Riscos Envolvidos no Uso da Internet e Métodos de Prevenção
Parte III: Privacidade
Parte IV: Fraudes na Internet
Parte V: Redes de Banda Larga e Redes Sem Fio (Wireless)
Parte VI: SPAM
Parte VII: Incidentes de Segurança e Uso Abusivo da Rede
Parte VIII: Códigos Maliciosos (MalWare)
Acesse: http://cartilha.cert.br/

Como criar Wikis de maneira fácil.



Se você sempre quiz criar um wiki para seus alunos construirem um texto de forma coletiva e não sabiam como confira o manual de Allan Brito publicado no blog http://www.colaborativo.org/blog/2007/08/30/zoho-wiki-como-criar-wikis-de-maneira-facil/. Segue abaixo a introdução do texto:
Estou sempre falando sobre o uso e as aplicações das Wikis, no nosso cotidiano. Em se tratando de colaboração online, esse sistema é o que melhor representa um documento colaborativo. Apesar de se tratar de uma ótima opção para colaboração, muitas pessoas ainda têm receio em usar esse sistema, principalmente pela necessidade de aplicar a Wikitext, linguagem de marcação para formatar os textos das Wikis. Nas últimas semanas tenho recomendado aos meus colegas professores e alunos o uso da Zoho Wiki, que é mais um serviço do ótimo pacote de escritórios online da Zoho.
A vantagem desse serviço é oferecer um editor visual para as páginas da Wiki. Assim é possível editar o conteúdo de maneira fácil, como se estivéssemos em um editor de texto. Além disso, dispomos de todas as facilidades de uma Wiki, como compartilhamento de conteúdo e controle de alterações. Mas como fazer? Como funciona essa Wiki? Para facilitar o processo de utilização, para as pessoas que nunca tiveram contato com esse tipo de ferramenta, preparei um pequeno tutorial sobre como usar a Zoho Wiki.






Site com vídeos para as crianças.





O Youtube é e ninguém questiona a maior fonte de vídeos na internet, mas assim como há vídeos bons há conteúdos impróprios para os baixinhos. Uma alternativa para isto é i site Kideos que reúne centenas de vídeos selecionados para as crianças. O material é selecionado por faixa de idade e também por produtores.
Acessem: http://kideos.com/

(FONTE: http://rafaelnink.com/)

Nativos Digitais.