Pages

terça-feira, 9 de junho de 2009

Salas de Bate-papo.




Conversar ao mesmo tempo com muitas pessoas em qualquer lugar do mundo é um recurso que faz das salas de bate-papo (chat, em inglês) um dos serviços mais movimentados na Internet. Dá para encontrar todo tipo de perfil: um amigo para trocar opiniões, um especialista para ajudar no trabalho da escola ou um parceiro para dividir um projeto.

No Brasil, a maioria dos grandes provedores de Internet tem esse serviço. A primeira coisa a fazer é escolher a sala: por assunto, idade, sexo, religião, etc. Com a opção feita, basta colocar seu nome ou criar um apelido. Na maioria das vezes é possível visitar a sala antes de entrar, para ver o que está acontecendo e o que

as pessoas estão conversando.

Algumas salas permitem a troca de imagens e inclusão de sons, além de um recurso em que o usuário e mais uma pessoa podem conversar reservadamente, sem que os demais tenham conhecimento das mensagens trocadas entre eles.

As salas de bate-papo também podem ser utilizadas como complemento educacional. É possível criar uma específica definindo um tema e agendar esse encontro virtual com os alunos ou outros profissionais da sua área.


Dicas para uso do bate-papo em atividades escolares:


1. O número ideal para um bom aproveitamento dessa ferramenta é de até cinco alunos por período. Um número maior inviabiliza respostas rápidas do professor.

2. É fundamental que cada participante coloque o seu nome ao entrar na sala, apelidos (nick, em inglês) dificultam a comunicação, por não sabermos com quem estamos nos comunicando.

3. Determine um tema a ser desenvolvido e faça com que os alunos pesquisem a respeito para facilitar o debate sobre o assunto.

4. O tempo ideal para uma sessão de bate-papo na Internet é de 30 minutos a uma hora. Tempo inferior a 30 minutos torna o trabalho improdutivo, assim como mais do que uma hora cria um desgaste e desmotiva.

5. A maioria das salas de bate-papo tem recursos que permitem economizar texto. É possível escolher entre várias opções como "responde para" (nome do aluno), "explica para", "concorda com", entre outros. Caso a sala não disponha esse recurso, é necessário que o professor coloque o nome do aluno para quem está escrevendo o comentário, pois caso contrário, quem estiver lendo não saberá para quem são as perguntas e as respostas.

6. Caso queira, é possível copiar e salvar o bate-papo em um arquivo de texto para registro da atividade. Basta selecionar o trecho que interessa e utilizar o recurso "copiar" e "colar".

7. Lembre sempre que a sala de bate-papo é apenas um complemento da sua aula e não deve ser vista como atividade final.




Dicas para uso do laboratório de informática.