PARTE I:
Há muito tempo, o valor do "jogar" e do "brincar" pe reconhecido na Educação. O uso de jogos e brincadeiras auxilia na formação global da criança e é uma forma prazeroza de aprender.
Nas últimas décadas, muitos tipos de jogos e brincadeiras foram desenvolvidos para a Internet e fazem enorme sucesso entre crianças e adolescentes. São apresentados nos mais diversos formatos, incluindo jogos de raciocínio e simulações, constituindo-se assim em um universo a ser explorado.
Para as crianças dos primeiros anos do Ensino Fundamental, os jogos podem contribuir para o desenvolvimento da coordenação motora, atenção, levantamento de hipóteses e resolução de problemas, leitura e escrita em múltiplas linguagens, além de promover a vivência de comportamentos cooperativos.
PÚBLICO-ALVO: 1º ano do Ensino Fundamental.
OBJETIVOS:
- Adquirir noções básicas do uso do computador: hardware e software.
- Explorar softwares educativos a partir da leitura de ícones.
- Jogar e brincar utilizando softwares e/ou Internet.
- Entender e seguir regras para atingir um objetivo.
RECURSOS NECESSÁRIOS: Computador conectado à Internet, software KidPix e outros disponíveis na internet.
PROGRAMAS UTILIZADOS: Navegador de Internet, processador de texto, programa de criação de desenho digital (Paint), software KidPix e sites com jogos educativos.
METODOLOGIA:
a) Antes: Conhecendo o que os alunos já sabem e o que desejam saber a respeito de jogos e brincadeiras.
Comente com os alunos que, nas próximas aulas, eles vão conhecer uma seleção de jogos e brincadeiras. É interessante pedir a eles que comentem seus hábitos: gostam de jogar? Como são as regras desses jogos? Quantas pessoas podem jogar ao mesmo tempo? Já jogaram no computador? Costumam fazer desenhos ou pinturas digitais?
b) Durante: Propondo um jeito de aprender mais divertido.
- Comente com os alunos que os jogos e brincadeiras também colaboram para o nosso aprendizado, pois, quando jogamos, temos de seguir regras e ter muita atenção e concentração. Existem jogos no computador e na Internet, além de haver sites especialmente desenvolvidos para crianças, com o objetivo também de ensinar.
- Pergunte se eles sabem o que é um site e se conhecem algum site de jogo através da TV ou de gibis. Escreva no processador de textos as indicações que as crianças vão sugerindo, utilizando o projetor multimídia para que eles acompanhem.
- Auxilie os alunos a abrir o software KidPix, já instalado no computador. Eles devem explorar o programa: clicar nas figuras e montar cenários; clicar nas letras e formar palavras conhecidas; explorar os sons, etc. O KidPix, apesar de possuir vários recursos, é de fácil entendimento.
- Sugira que montem um cenário e socializem, oralmente, a história que criaram para os colegas. Essa é uma etapa importante, pois todos os alunos podem participar igualmente, independente do desenvolvimento da sua escrita.
- Depois, permita que explorem suas hipóteses de escrita, utilizando as letras móveis do próprio software. Podem criar listas de personagens de histórias conhecidas e trabalhadas em sala de aula.
- Aproveite o uso do software para treinar o manuseio do mouse e a coordenação, trocando cores e pintando.
EXPLORANDO RECURSOS DE OUTROS SOFTWARES E SITES
- Completando um cenário: Fazer um desenho no Paint e acrescentar uma figura que já está salva no computador.
- Jogo da Forca: Há programas que permitem que o professor coloque as palavras já trabalhadas pelos alunos.
- Jogo da Memória: Existem de todos os tipos - animais, higiene, frutas, festa junina, natal, objetos, masculino x feminino, antônimos, etc.
- Cruzadinhas: É possível encontrá-las em diversos sites, como da Turma da Mônica, Portal Rede Escola e Ecokids.
- Quebra-cabeças: Veja opções interessantes no site do Senninha, Duende, Júnior, Smartkids, entre outros.