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sexta-feira, 15 de maio de 2009

Atividade para propor aos alunos. (II)


Atividade II para propor aos alunos:
Tema: A qualidade dos produtos e da propaganda.
- Assista a uma propaganda veiculada pela televisão, rádio, jornal, revista ou internet e descreva o que é solicitado a seguir: -
1) Qual é a propaganda comentada? (resumo da propaganda)
2) Quando ela foi vista por você? (dia da semana,dia e mês, turno)
3) Em que meio decomunicação ela foi veiculada?
4) O que agradou nessa propaganda e parece digno de elogios?
5) O que merece ser criticado nessa propaganda?
6) Essa propaganda apresenta alguma característica ideológica? Justifique:

Atividade para propor aos alunos. (I)


Atividade I para propor aos alunos:
Tema: A qualidade dos produtos e da propaganda.
- Imagine que você faz parte da equipe de uma agência de publicidade que está participando de umprocesso de concorrência para fazer uma campanha publicitária. Escolha um produto e elabore sua proposta de campanha.
a) Qual o produto anunciado?
b) O que está sendo anunciado na propaganda? Que aspectos do produto serão mais realçados?
c) Qual o público-alvo? Quem são os "compradores" potenciais de seu produto?
d) O que é reciso fazer para que o público-alvo conheça o produto e se interesse por ele?
e) Em que meio(s) a propaganda será divulgada?
f) Qual será o slogan da campanha?
g) Alguma personalidade importante (artista, atriz, ator, esportista ou outro) vai ser contratada para a campanha? Quem? Por quê?
h) Qual o texto para o áudio do anúncio que será veiculado nas rádios?

O buraco no muro.


Uma experiência muito bem sucedida de inclusão digital na Índia, que vale a pena conhecer.

Na Índia, são sobretudo os estudantes das escolas urbanas que têm acesso à Internet. GAUTAM SINGH/APO Ladahk é uma região remota, situada noNorte da índia, no estado de Jamu e Caxemira. Há quem lhe chame Pequeno Tibete.

Foi numa aldeia perdida na paisagem inóspita do Ladahk, onde os cabos de electricidade não chegam e é preciso recorrer à energia solar, que a equipa de Sugata Mitra, professor da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, montou uma das suas “estações de aprendizagem” – edifícios equipados com computadores e ligação à Internet. Depois de o edifício estar pronto e os computadores instalados, o trabalho está feito. O resto é tarefa para as crianças, que, como Sugata Mitratem vindo a comprovar nos últimos anos, aprendem sozinhas a utilizar o computador e a navegar dos confins da Índia para o resto do mundo.

A idéia de que basta o acesso aos meios para que as pessoas consigam aprender a usar a tecnologia surgiu a Mitra logo em 1982, e no final da década, ao observar o comportamento das crianças (incluindo os próprios filhos), reparou que estas aprendiam muito facilmente a trabalhar com as novas tecnologias.

Foi, contudo, apenas em 1999 que resolveu pôr o conceito em prática. Mitra, que foi entretanto distinguido várias vezes pelo seu trabalho na redução do fosso digital, trabalhava então no NIIT(um dos prestigiados institutos de tecnologia da Índia). O instituto estava separado por um muro de um bairro pobre de Nova Deli. O cientista fez um buraco no muro e instalou, virado para o exterior, um computador com ligação à Internet. A novidade atraiu sobretudo a atenção das crianças, que conseguiram rapidamente aprender os rudimentos da utilização de um computador. Com a ajuda de um vídeo que documenta esta primeira experiência, Mitra mostrou quinta-feira na Lift07 (uma conferência em Genebra, na Suíça, sobre o impacto das novas tecnologias na sociedade) como as crianças se juntaram em grupos e ensinaram umas às outras a navegar na Internet. A experiência em Nova Deli serviu de ponto de partida para um projeto chamado Holein the Wall (Buraco no Muro). Mitra instalou computadores noutras cidades e os resultados eram sempre positivos.


Assista o vídeo pelo link do youtube http://www.youtube.com/watch?v=Xx8vCy9eloE

O que um programa de TV de qualidade deve ter.


1- O programa tem que falar a linguagem dos jovens, ter música, ação, competições, movimento e humor.
2- Mais do que transmitir informação, um programa de qualidade deve gerar interesse por outras áreas, como esporte e cultura.
3- Transmitir conceitos como família, respeito ao próximo, solidariedade, princípios éticos. Reforçar o que os pais ensinam.
4- Deve estimular a brincadeira, a fazer sonhar, permitir à criança viver seu mundo imaginário.
5- Significa não banalizar a sexualidade, não usar vocabulário chulo, não explorar a desgraça alheia e o ridículo, não incentivar o consumismo nem mostrar drogas e comportamento violento como "coisas normais".
6- Colocar personagens, temas e situações que tenham a ver com a geração, reproduzir e discutir seus anseios e dúvidas.
7- É colocar os limites e as consequências de escolhas que se faz na vida. Não falsear a realidade mostrando um mundo que não existe.
8- Levar o jovem a refletir e dar espaço para ele pensar e montar uma visão crítica. Mostrar a diversidade de opiniões.
9- Respeitar e valorizar as diferenças, não transmitir o preconceito e a discriminação por meio de estereótipos. Fazer o jovem se sentir aceito.
10- Abrir horizontes, mostrar opções de vida que ajudem o jovem a escolher seu rumo, como discutir o futuro profissional e social.
(FONTE: Jornal Mundo Jovem, Julho/2004)